Descubra Como Terminar Um Relacionamento em 7 Passos Fundamentais

Como terminar um relacionamento nunca é uma tarefa fácil. Ser ‘a pessoa que terminou’ pode ser muito desgastante emocionalmente. Mas é realmente mais doloroso receber essa notícia, principalmente se não for esperada. E as mulheres são mais vulneráveis nessa situação, tanto quando ela é dispensada em um relacionamento mais duradouro quanto em um envolvimento menos sério. Mas não se preocupe, agora nós iremos ensinar como terminar um relacionamento sem ferir os sentimentos da mulher.

Como terminar um relacionamento sem magoá-la

Antes de tomar a decisão de terminar, é preciso analisar todos os motivos para isso. No entanto, se você já tem certeza do que deseja fazer, lembre-se de que aquela pessoa já foi o amor de sua vida. Seja honesto, mas jamais cruel. Demonstre compaixão, mas não dê esperanças.

Com um pouco de sensibilidade e consideração, será possível entender como terminar o relacionamento sem causar nenhum dano emocional. Além disso, ser cuidadoso é a melhor forma de como terminar um relacionamento para se proteger também e evitar situações traumáticas como brigas e discussões graves.

Existem vários motivos para o término, entre eles a perda do amor, a incompatibilidade de planos e objetivos, dificuldades com a distância, mudança de planos pessoais, brigas constantes, ciúmes excessivos, traição e etc. Mas seja qual for a situação, saber como terminar o relacionamento de forma madura é o ideal. Então confira os 7 passos a seguir:

#Passo 1 – A Preparação

Tenha a certeza de que deseja terminar. Não use uma ameaça de separação, pois assim só ganhará uma briga. Antes de tomar uma decisão, discuta os problemas da relação com a outra pessoa. Mas se quiser mesmo romper, tenha bons motivos. Porque romper com alguém usando uma desculpa vaga é complicado e pode deixar a mulher magoada. Então faça uma lista de todas as razões.

Tome essa decisão com calma. Não decida terminar no calor de uma briga nem quando estiver se sentindo nervoso por qualquer motivo. Além do mais, se teve uma semana horrível e está culpando o relacionamento por todos os problemas do mundo, acalme-se primeiro e peça conselhos para pessoas de confiança.

#Passo 2 – Quando fazer

Termine o relacionamento assim que você perceber que acabou. Logo quando você determinar que a relação não tem futuro. Permanecer em um relacionamento onde você queira fugir não é saudável. Por isso, evite desperdiçar o tempo dos dois. Não faça jogos mentais nem comece a ignorar a pessoa antes de terminar com ela.

Nada de terminar com ela em data simbólica. Como o Dia dos Namorados, o aniversário dela ou o dia em que ela vai fazer uma prova, por exemplo. O propósito aqui é entender como terminar um relacionamento sem ferir os sentimentos dela. Portanto, pergunte se a família dela vai bem para que o término não signifique outra ‘bomba’ emocional. Certifique-se também de que nenhuma data especial está chegando e só então conte a ela sua vontade de terminar.

“Dar um tempo” não existe. Ou não deveria existir em um relacionamento. Porque “dar um tempo” é o mesmo que terminar. Mas não de uma maneira digna, pois nutre falsas esperanças. Uma das melhores maneiras de como terminar um relacionamento é sendo direto, mas com educação e cordialidade. Por mais que isso doa, vá direto ao assunto, sem enrolações! Feche firmemente a porta do relacionamento. Porque um grave erro que as pessoas costumam fazer ao terminar um namoro é criar falsas expectativas de retorno.

Nunca termine depois do sexo. Nem preciso falar o quanto isso é dolorosos, humilhante e egoísta!

#Passo 3 – Como e onde fazer

Evite a todo custo terminar um namoro pelo telefone. Faça a tarefa cara-a-cara, em pessoa. Romper através de um telefonema pode ser interpretado como uma atitude completamente insensível, e definitivamente não condiz com o objetivo de como terminar o relacionamento sem ferir os sentimentos dela. Mas se vocês tiverem um relacionamento a distância, é até aceitável terminar por telefone ou mensagem.

Forneça a pessoa um local calmo e privado quando você for terminar. Pode ser na sua casa ou em outro local mais privativo. Evite terminar em um local romântico (como um restaurante favorito). Além de criar uma memória negativa para o lugar, você pode induzir a pessoa a pensar que está tudo bem entre vocês dois. Portanto, escolha um local neutro que não tenha significado para nenhum de vocês.

Escolha um momento adequado. Por exemplo, não tenha essa conversa logo antes da pessoa sair para o trabalho. Uma dica interessante é terminar na sexta-feira para que a pessoa tenha o fim de semana para se recuperar do choque.

Aja com firmeza. Você pode achar que sendo menos direto a pessoa vai se magoar menos. Porém, isso não é verdade. Claro que o término não precisa ser intenso e cheio de gritarias. Então, simplesmente diga que não quer mais estar naquele relacionamento e pronto. Do contrário, a pessoa vai querer discutir a decisão. Ou vai criar falsas esperanças de retorno. E isso não seria uma forma de como terminar um relacionamento, mas de como nutrir falsas expectativas.

# Passo 4 – O que dizer

Sinceridade até certo ponto. A verdade deve ser dita para que o término seja honesto, sem mentiras ou historinhas. Mas também não deve ser motivo para jogar na cara cada situação desagradável de que se lembre. Fale o motivo com honestidade e clareza, mas nunca com sentimento de vingança disfarçado de ‘sinceridade’.

Nem ela e nem você têm culpa de nada. Porque esse não é o primeiro e nem o último fim de relacionamento na humanidade, isso pode acontecer com qualquer casal que, por algum motivo, não esteja em sintonia. Portanto, conversas do tipo “a culpa é sua” e a busca por responsáveis por cada problema não mudarão a decisão. Seja superior e não sucumba à tentação de jogar na cara dela os motivos que levaram você a pensar como terminar um relacionamento.

Seja honesto, mas nunca cruel. Não saber o motivo da separação é péssimo, mas a pessoa também não precisa saber as dez coisas que você odeia nela. Por isso, evite apresentar uma lista de motivos. Preferencialmente, vá direto ao problema fundamental.

Algumas sugestões de frases:

Por exemplo: “Não combinamos muito no que realmente importa para cada um”, “Nossa relação está muito complicada, cheia de brigas”,“Infelizmente eu não estou mais apaixonado e acho que você merece alguém que sinta isso por você”, “Quero filhos, e você não”, “Você me traiu e eu não posso conviver com isso”, “Percebi que tenho outros sonhos e não estou pronto para permanecer em uma relação”.

Depois de dizer o motivo principal, você não é obrigado a entrar em detalhes, a menos que a pessoa esteja realmente confusa. Não há razão para discutir problemas do passado e piorar a situação.

Não faça o outro se sentir inseguro e sem valor. Por exemplo, não diga: “Quero uma mulher de verdade”. Prefira: “Eu não acho que você seja a parceira ideal para mim e nem eu para você”. Não diga: “O problema não está com você, está comigo”. Pois isso é muito superficial. A maioria das pessoas interpreta essa frase como: “O problema é você sim, mas eu não tenho coragem de dizer a verdade”.

# Passo 5 – Como lidar com a reação dela

Esteja preparado para uma cena. Ela provavelmente vai agir com raiva, choque, tristeza ou pânico. Com a raiva, tente acalmar a situação e mantenha-se equilibrado o tempo todo. Fale baixo, mesmo se a ex começar a gritar. Se a situação sair do controle, vá embora e deixe a pessoa se acalmar sozinha. Nesse caso, deixe claro que você pretende voltar mais tarde e conversar. Quando vocês começarem a dar voltas no mesmo assunto, é preciso parar imediatamente. Diga: “Podemos conversar mais tarde” e vá embora.

Ofereça consolo, se a pessoa precisar, mas não exagere. Se as coisas começarem a ficar inapropriadas, comunique. Nada de recaídas! Não volte atrás se a pessoa começar a chorar. Lembre-se de todos os motivos pelos quais você tomou a decisão de se separar. Mas caso não queira deixar a pessoa sozinha, ligue para um amigo em comum e peça que ele faça companhia.

Se ela fizer perguntas, responda com calma. Seja civilizado e não faça nada para prolongar a dor da separação.

Saiba a hora de sair de cena. Um dos maiores erros na hora da separação é permitir que a agonia do fim se arraste para sempre. Saiba dar fim à situação.

# Passo 6 – Como terminar um relacionamento e estabelecer distância

Escreva uma mensagem. Caso a pessoa não consiga entender o motivo da separação presencialmente, converse depois com essa distância entre vocês.

Não se tornem amigos imediatamente. Isso só vai prolongar a dor causada pela separação. O melhor é que vocês passem um bom período longe um do outro. Porque a dor leva um tempo para se esvair. Depois disso vocês poderão construir uma amizade.

Então, se a ex disser: “Podemos ser amigos?”, responda: “Não, não podemos. É melhor a gente ficar sem se ver por um tempo”. Se a pessoa insistir, esclareça: “Começamos como amigos, e a coisa evoluiu para o namoro. Mas a gente tem que seguir em frente agora. Com mais tempo talvez possamos ser amigos.” No entanto, não procure a pessoa novamente, porque seria contraditório.

Caso tenham amigos em comum, que tal revezar nos encontros? Dessa forma, vocês poderão ver esses amigos sem precisar dar de cara um com o outro.

Se vocês costumam malhar no mesmo horário, por exemplo, que tal combinar uma mudança para que não se vejam na academia todos os dias?

Se vocês moravam juntos, planejem um horário para a ex pegar as coisas dela sem que você precise estar presente.

# Passo 7 – Como seguir em frente

Terminar com alguém é tão desgastante emocionalmente quanto levar um fora. Mas não se deixe levar pela frustração. Ligar para um amigo certamente vai fazê-lo se sentir melhor.

Depois da separação, reserve um tempo só para você e aproveite para pensar no futuro. Você também pode aproveitar as vantagens de ser solteiro. Portanto, é hora de se divertir com os amigos e a família. Além do mais, se dedique a interesses antigos ou descubra coisas novas para fazer, como um hobby diferente.

No começo desta fase nova de sua vida, evite aquelas coisas que você e sua ex faziam juntos. E só comece a namorar outra pessoa assim que se sentir preparado para isso. Então, não se sinta obrigado a arranjar outra parceira apenas na tentativa de se autoafirmar ou amenizar a dor. Mas quando a hora chegar, não tenha medo de se envolver e use tudo o que aprendeu para construir uma ótima relação.

Aproveite para aperfeiçoar suas habilidades de sedução e se desenvolver pessoalmente, tornando-se muito mais confiante e seguro para uma próxima relação. Indicamos que você experimente o Efeito Alfa e conheça uma versão melhor de si mesmo. Clique aqui ou no banner abaixo e torne-se um verdadeiro Macho Alfa.

como terminar um relacionamento

 

E aí, o que achou dessa série de dicas?

 

Não esqueça de deixar seus comentários e conferir as atualizações do blog!

 

Até a próxima aqui no Macho em Série!

Este post foi inicialmente publicado em 22 de Abril de 2016. Foi atualizado e reeditado em 03 de Agosto de 2018.

Comentários

  1. Iae nem Responder

    O me ajude.
    Uma menina esta afim de mim
    Mas ela e muito chata sei la nao gosto dela e ela ta louca em mim,
    “E ela fica falando oque vai facil vai facil e o que vem dificil vai dificil.”
    E ela me pediu uma chance, mas eu não quero ficar com ela, me ajude ai…

    E quando estou conversando com uma menina
    Que eu gosto ela vai e fala um monte de baboseira para a menina e acabo me dando mal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *