Como os suplementos naturais podem ser bons aliados do homem de hoje

Os suplementos naturais podem ser considerados uma solução prática para manter a saúde em toda a correria do dia a dia. Isso porque são um complemento da nossa alimentação e repõem as doses diárias de nutrientes. Assim, você consegue manter sua rotina atarefada e ainda ficar com a saúde em dia. Nada mal, não é mesmo?

Hoje também é possível encontrar suplementos naturais para uma infinidade de funções. Como engordar, emagrecer, aumentar a energia, aumentar a imunidade e melhorar o desempenho sexual, por exemplo.

Mas é importante fazer o uso correto dos suplementos para atingir seu objetivo e ainda potencializar os resultados. Por isso, neste conteúdo nós vamos trazer tudo o que você precisa saber sobre os suplementos naturais e como escolher o ideal para você.

Por que complementar a alimentação?

Os suplementos naturais têm ganhado cada vez mais espaço na dieta das pessoas por uma razão simples: as exigências da vida moderna.

Você mesmo deve estar sentindo os efeitos do excesso de trabalho e da falta de tempo. Esse tipo de rotina reflete na qualidade de vida à medida que atrapalha os cuidados com a saúde. Passamos a ter carência nutricional e, por conseguinte, surgem doenças físicas e psicológicas que podem colocar em risco a nossa longevidade.

Por isso, a solução encontrada foi por meio dos suplementos naturais. Pois com eles é possível suprir os nutrientes que nos faltam e manter uma alimentação saudável sem mudar a rotina.

Porém, vale lembrar que as vantagens da suplementação alimentar somente serão alcançadas com o uso em doses adequadas.

E, ainda, segundo Ricardo Nakai, Diretor de Treinamentos e Desenvolvimento da Akmos, empresa brasileira de saúde e bem-estar, esse tipo de consumo sempre deve estar aliado a uma vida saudável e com práticas de exercício físico.

Outra coisa importante é que os suplementos naturais apenas completam a dieta, ou seja, não substituem! Então nada de saltar refeições e tentar “compensar” com eles.

Como escolher a melhor suplementação?

Além dos suplementos naturais também existem os suplementos sintéticos. E antes de escolher entre um deles é necessário entender suas diferenças.

Os suplementos sintéticos são fabricados industrialmente a partir de uma substância provinda de matéria-prima natural. Depois que é processado ainda recebe a adição de substâncias químicas para possibilitar mais aromas e durabilidade.

Em contraste com eles os suplementos naturais passam por menor nível de processamento, possuem maior teor de nutrientes e não recebem adição de conservantes químicos.

Por isso, a principal diferença entre os suplementos naturais e sintéticos está no processo de fabricação.

A escolha também vai depender de suas necessidades específicas. Existem suplementos que contêm diversas vitaminas e minerais que são necessários diariamente. Mas outros contêm quantidades concentradas de determinados componentes para fins específicos.

Pessoas que apresentam maior carência de nutrientes ou reclamam de falta de energia necessitam do uso de polivitamínicos, por exemplo. Já no caso de atletas é indicado o uso de suplementos para ganho de massa muscular.

Então, para escolher o melhor suplemento, leia sobre suas indicações e confira seus ingredientes. E, ainda, busque orientação médica ou nutricional.

Adiantamos aqui alguns tópicos sobre os principais tipos de suplementos naturais e para que servem. Confira:

Para que servem os suplementos naturais

Segundo uma pesquisa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – 98% da população brasileira não ingere a quantidade ideal de vitaminas por dia.

O efeitos disso são desastrosos para a saúde. A carência de vitamina A, por exemplo, pode propiciar doenças respiratórias e até levar à cegueira.

Assim, os suplementos naturais podem ser uma boa opção. Eles são compostos por vitaminas, carboidratos, fibras, aminoácidos e proteínas que complementam a dieta. Por isso, são alternativas recomendadas para suprir as deficiências nutricionais causadas pela correria do dia a dia.

Além disso, também podem contribuir para manter o corpo saudável e promover a longevidade. E, ainda, auxiliar em funções específicas como emagrecimento, melhora da energia, aumento da potência sexual, por exemplo.

Vamos ver agora alguns dos tipos mais comuns:

  • suplementos hipercalóricos: ajudam no aumento de peso
  • suplementos proteicos: para ganhar massa muscular
  • suplementos termogênicos: para acelerar o metabolismo
  • suplementos antioxidantes: ajudam na longevidade das células
  • suplementos hormonais: para regularizar o sistema hormonal
  • suplementos polivitamínicos: para ganhar mais energia
  • suplementos mistos: exercem mais de uma função

Suplementos naturais hipercalóricos

O suplemento hipercalórico é indicado para aqueles que consomem baixos valores em calorias ou que possuem grande dificuldade no ganho de peso.

Suplementos naturais proteicos

Existem pessoas que não conseguem consumir a quantidade mínima diária de proteínas. Nesse sentido, os suplementos naturais podem ajudar a adequar os níveis proteicos no corpo. São muito usados também por pessoas que praticam academia e querem potencializar seu ganho de massa muscular.

Suplementos naturais termogênicos

Os suplementos naturais termogênicos ajudam a aumentar o metabolismo, o que acelera o processo de emagrecimento.  No entanto, eles não excluem a necessidade de adotar hábitos alimentares saudáveis e realizar atividade física.

Suplementos naturais antioxidantes

Os suplementos naturais antioxidantes combatem os radicais livres produzidos durante o processo de oxidação dos nutrientes. Os radicais livres são moléculas instáveis, que, em excesso, produzem o envelhecimento das células. Por isso, consumir esse tipo de suplementação pode ser útil para garantir a longevidade.

Suplementos naturais polivitamínicos

Algumas pessoas têm dificuldades no metabolismo de proteínas e carboidratos e podem se sentir com baixa energia. Então, os suplementos naturais desse tipo contém vitaminas que auxiliam na quebra de carboidratos e proteínas para transformação em energia, sobretudo do complexo B.

Suplementos naturais hormonais

Eles servem para equilibrar o sistema hormonal promovendo o aumento gradual dos hormônios que estão em baixa. Ou seja, eles não injetam diretamente o hormônio no corpo mas estimulam a produção natural pelo organismo.

Isso porque possuem os elementos necessários para a produção do hormônio no corpo.

Suplementos naturais mistos

Existem, ainda, suplementos naturais que acumulam mais de uma função e, por isso, podem ser classificados em mais de um tipo.

Por exemplo, o Bullcaps é um suplemento natural hormonal por ser capaz de aumentar a taxa de testosterona no organismo. Sua fórmula contém elementos que participam da produção do hormônio como o zinco e as vitaminas do complexo A e D, por exemplo.

Assim, o Bullcaps promove o aumento da libido sexual masculina e feminina e a potência das ereções, visto que a testosterona é a principal responsável por esses processos.

Além disso, ele também pode ser considerado um polivitamínico por conter vitaminas do complexo B, C e E. Dessa forma o Bullcaps também atua para promover mais energia e disposição.

Para acessar o site oficial do produto basta clicar aqui ou no banner abaixo:

Vitaminas e minerais mais encontrados em suplementos

A seguir, detalhamos algumas vitaminas e minerais comumente presentes em suplementos naturais:

1. Magnésio

O magnésio é um mineral imprescindível para o nosso organismo. Mesmo que muitos alimentos o possuam, a quantidade é cada vez menor devido ao esgotamento do solo.

Por isso, é importante tomar diariamente um suplemento que contenha este mineral a fim de manter a saúde em dia.

O magnésio pode ajudar em diversas funções, como, por exemplo:

  • Nutrir os ossos e músculos
  • Regular o intestino
  • Equilibrar o sistema nervoso
  • Relaxar os vasos sanguíneos
  • Regular os níveis de açúcar no sangue

2. Vitamina C

A vitamina C é um eficiente antioxidante e cuida da saúde da pele, das articulações e dos ossos. Ela combate os radicais livres, moléculas que em excesso propiciam a instalação de doenças.

Por isso ela pode ser considerada uma boa defesa para o organismo. É possível obtê-la através de alimentos como morango, laranja e limão, por exemplo, ou por meio de suplementos. Confira, ainda, outras informações sobre a vitamina C:

  • A quantidade mínima recomendada é de 300 mg diários
  • A vitamina C reforça o sistema imunológico e sua baixa pode ocasionar várias doenças
  • Pode prevenir a depressão e as doenças oculares

3. Alimentos para dar energia

Os suplementos naturais mais indicados para garantir a energia e disposição no dia a dia são: cafeína, erva-mate, noz-cola, chá-verde, ginseng, catuaba, maca peruana, guaraná, capsaicina e laranja amarga.

Elas são responsáveis pela ativação da energia mental e física. O extrato sexo de alguns destes alimentos se encontram na fórmula concentrada do Bullcaps. Clique aqui para conhecer.

Quem pode consumir suplementos naturais?

Os suplementos naturais são inicialmente indicados para pessoas que apresentam carência nutricional. Porém, como seus benefícios vão além da manutenção da saúde, também podem ser consumidos para outros fins. Como ganho de massa muscular, aumento da energia e do desempenho sexual, como dissemos.

Para ingerir os suplementos alimentares sem prejudicar a saúde é preciso seguir as dosagens recomendadas na embalagem. Além disso, é recomendável procurar um profissional para descobrir suas necessidades e receitar o suplemento certo, na dose ideal. Pois assim se evita o risco de hiperdosagem.

Isso porque cada organismo exige uma quantidade adequada para os nutrientes. Assim, a dosagem aplicada para um jovem não será a mesma de um idoso. Da mesma forma, homens e mulheres possuem algumas diferenças na dosagem nutricional.

Geralmente é indicado uma maior quantidade diária de cada nutriente para o homem devido à sua estrutura corporal diferenciada. Exceto pelo ferro que deve ser consumido em maiores quantidades pela mulher por causa de sua acentuada perda durante a menstruação.

Vários grupos podem fazer uso da suplementação alimentar sem qualquer risco. Tomando precaução apenas quanto à dosagem ideal diária e à possibilidade de reação alérgica a algum ingrediente da fórmula. A suplementação é especialmente indicada a pessoas com dietas alimentares restritivas como vegetarianos e veganos.

Quem não pode consumir suplementos naturais?

Como observado, boa parte das pessoas pode consumir suplementos naturais de forma autônoma. Outros, no entanto, devem tomar apenas sob orientação médica, como, por exemplo:

  • crianças
  • gestantes
  • lactantes
  • idosos
  • portadores de doenças crônicas

Lembrando que, apesar da sua praticidade e eficácia, os suplementos naturais não substituem a alimentação, apenas têm a função de complementar. Mas de toda forma são uma boa pedida para o homem moderno!

 

Essa foi a sequência de dicas de hoje. Se você gostou do artigo deixe seu comentário!

 

Até mais aqui no Macho Em Série!

 

[Total: 0    Média: 0/5]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *