O que comer depois do treino: 5 alimentos para potencializar o ganho de massa muscular

O que comer depois do treino: 5 alimentos para potencializar o ganho de massa muscular
Curtiu o Texto?

Para quem pratica atividade física regularmente, a alimentação é uma grande aliada. Uma alimentação adequada é composta por todos os tipos de alimentos, porém, cada um deve ser consumido em determinado momento. Os alimentos pós treino são de extrema importância para o organismo, pois é através dela que se repõe as energias e nutrientes perdidos.

Ao fazer exercícios físicos, o esforço despendido pelo nosso corpo danifica as fibras musculares. O objetivo dos alimentos pós treino é reparar as fibras musculares. Por isso, deve-se comer imediatamente após encerrar o treino.

Se o corpo não recebe os nutrientes necessários no pós treino, ele demora mais para se regenerar. Para entender melhor a importância dos alimentos pós treino, vamos deixar claros alguns conceitos:

Anabolismo x catabolismo

O anabolismo é o aumento do tamanho da função celular. Ele é fundamental para a hipertrofia, que por sua vez é o aumento do tamanho dos músculos decorrente dos estímulos gerados pelo exercício físico.

Já o catabolismo é o processo inverso. Para quem quer perder peso, o catabolismo é fundamental, uma vez que se trata da diminuição da função celular.

alimentos pós treino

O momento do treino é altamente catabólico, pois o corpo está utilizando das reservas de energia.

Já falamos aqui no blog sobre a alimentação pré treino e como ela pode te ajudar a aumentar o ganho e massa muscular. Agora chegou a vez de falar dos alimentos pós treino e como eles podem te auxiliar nesse objetivo.

5 alimentos pós treino para potencializar seus resultados

#1- Peito de frango

A ingestão de proteína é importante tanto no pré quanto no pós treino. A proteína ajuda na recuperação e reconstrução das fibras musculares, contribuindo consequentemente para o ganho de massa magra.

#2- Beterraba

Durante o treino você provavelmente gastou toda a sua reserva de energia (glicogênio). É importante repor essas energias o quanto antes, através de alimentos com alto índice glicêmico como beterraba, aveia, granola, mamão, banana ou manga.

Quanto mais rápido você repor as reservas de glicogênio, mais rápido seu corpo passa do estado catabólico para o anabólico.

#3- Castanha do Pará

Oleaginosas em geral (nozes, castanhas, macadâmia) são recomendadas por serem fontes de gordura boa. Em quantidades moderadas, elas ajudam tanto na perda de peso como na hipertrofia muscular.

alimentos pós treino

#4- Vitamina de frutas

Frutas são ótimas opções de alimentos pós treino. Não só pela sua facilidade de consumo, mas também porque ajudam na reposição do glicogênio, são ricas em vitaminas e minerais.

O pós treino é um momento onde o corpo ainda se encontra no estado de catabolismo. Por não precisarem ser decompostos pelo organismo, alimentos líquidos são mais facilmente absorvidos.

Uma vitamina de banana ou maçã, ou suco de frutas, tornam-se ótimas opções de alimentos pós treino.

#5- Peixe

Peixes como salmão, sardinha ou cavala são ricas fontes de proteínas e ômega 3, que tem ação anti-inflamatória, importante para neutralizar a inflamação muscular causada pelo esforço da atividade física e equilibrar o organismo.

alimentos pós treino

Como a testosterona auxilia no aumento da massa muscular

alimentos pós treinoA testosterona é o principal hormônio masculino. Além de ser responsável pela síntese proteica, ela ainda ajuda a diminuir a gordura corpórea e o colesterol ruim.

Existem no mercado muitos esteroides anabolizantes que servem para aumentar os níveis de testosterona, porém, eles são perigosos e trazem diversos riscos à saúde.

O mais indicado por médicos e profissionais são alimentos e exercícios que aumentam os níveis do hormônio de forma totalmente natural, sem oferecer nenhum risco.

No e-book Como Aumentar a Testosterona trazemos três formas naturais para você bombar a produção do hormônio no corpo. Clique aqui para fazer o download gratuito.

Objetivos de uma alimentação pós treino adequada

Diferente da alimentação pré treino, os alimentos pós treinos tem outros objetivos:

  • Reparar as micro lesões

O esforço que é feito durante o treino desgasta e “quebra” as fibras musculares. Os alimentos pós treino têm o objetivo de auxiliar no crescimento de novas fibras, mais fortes e adaptadas à atividade física.

  • Repor as reservas de energia

Como explicamos, o corpo utiliza toda a reserva de energia armazenada nele. Uma alimentação pós treino adequada ajuda a repor essas reservas, assim como os fluídos eletrólitos, perdidos através da transpiração.

  • Equilibrar o organismo

Essa é a principal função dos alimentos pós treino: recuperar o corpo e melhorar a resistência para o treino seguinte.

Como melhorar o desempenho antes e depois do treino

alimentos pós treinoPara um treino eficiente, uma boa alimentação antes e depois, e um bom desempenho é essencial. Somente assim é possível alcançar os resultados desejados.

Existem alguns suplementos que podem ser incorporados no dia a dia para melhorar a performance na prática de atividades físicas, trazendo mais energia ao organismo.

O Blue Caps Turbo ajuda a dar mais energia e potencializar o desempenho no treino. Ele trabalha para aumentar os níveis de testosterona no organismo, além de melhorar a potência, a libido e o apetite sexual.

São vários os benefícios que o Blue Caps traz para você e para o seu corpo. Então não perca mais tempo, clique aqui e adquira já o seu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *