Tudo o que você precisa saber para escolher o seu relógio de pulso

Foi-se o tempo em que o relógio de pulso servia apenas para marcar as horas. No mundo moderno atual, essa peça virou símbolo de status, elegância e, acima de tudo, uma marca da personalidade masculina.

Porém, devido à sua importância estratégica, você não pode sair por aí usando qualquer relógio. É preciso saber combiná-lo com a ocasião certa, com sua roupa, o formato do pulso e, principalmente, seu estilo. Para isso, alguns quesitos devem ser levados em conta no momento de escolher o relógio de pulso ideal. É o que vamos te contar neste post!

Anote algumas dicas para decidir qual acessório comprar e usar:

Ocasião adequada

Os relógios de pulso podem ser comparados aos perfumes masculinos: todo macho alfa que se preze deve ter, pelo menos, três. Um para o dia a dia, outro para sair e aquele mais elegante, sofisticado e formal para ocasiões especiais.

Quem participa de reuniões e eventos diariamente ou jantares formais com frequência não pode usar um relógio de borracha, totalmente esportivo, com a pulseira colorida, por exemplo. Da mesma forma, quem vive na correria e que pode trabalhar com um visual mais despojado, de camiseta e calça jeans não precisa usar no dia a dia um Rolex ou um Cartier de altíssimo luxo.

Por isso, é preciso saber adequar o acessório à ocasião para não correr o risco de causar um efeito contrário ao desejado, estragando todo seu visual.

Questão de estilo

Por se tratar de um símbolo da sua personalidade, o relógio de pulso deve estabelecer uma conexão com seu dono. E quando essa química rola, você pode causar boas impressões e chamar a atenção.

Mas para isso acontecer, esse acessório precisa estar de acordo com o estilo e com o traje que você escolher. Quando estiver de terno, opte por um relógio mais clássico e formal, com cores sóbrias e marcador analógico, de algarismos arábicos ou romanos. Em contrapartida, em um churrasco, para ir à praia de bermuda e camiseta ou para praticar esportes, você pode escolher um mais descolado e moderno, com a pulseira colorida, mostrador digital, cronômetro ou cronógrafo, por exemplo.

Material escolhido

Relógios mais clássicos, sóbrios, de caixa estreita e que conferem uma maior formalidade ao usuário, geralmente, são feitos em couro ou material semelhante. Muitos relógios finos, de marcas de luxo, como Rolex e Diesel, têm versões com pulseiras de metais nobres, que dão um ar de modernidade, elegância e sofisticação ao seu dono — principalmente se esse material for o ouro, não é mesmo?

Por outro lado, modelos esportivos com diversas funcionalidades, como cronômetro, tábuas das marés, marcadores de distância, velocidade, profundidade e outros contadores, pedem por mais descontração e irreverência. Abuse das pulseiras coloridas de borracha ou de fibra de carbono, das várias possibilidades de tamanhos e dos visores grandes e digitais. Enfim, quanto mais descolado e mais estiloso, melhor (desde que cumpra bem as funções exigidas por você e tenham uma resistência razoável). A maioria dos modelos desse tipo são à prova d’água para aguentar diversas atividades esportivas, como correr, surfar, mergulhar ou pedalar, sem comprometer o seu desempenho.

Tamanho do relógio

Esse é um detalhe que pouca gente leva em consideração no momento de comprar um relógio. Muitos acreditam que quanto maior ele for, maior o impacto causado nos outros ou mais legal é o acessório. Mas essa visão prejudica muita gente. Não é raro vermos pelas ruas, em festas ou eventos, homens franzinos e baixinhos, com antebraço e punho finos, usando relógios enormes — o famoso estilo “cebolão” — em total desproporção da peça com o cara.

E o inverso também ocorre. Homens de portes mais avantajados e altos, com o pulso maior, usando relógios pequenos, que praticamente somem no braço e no meio do visual. Tome cuidado com isso. Se você vai investir em um relógio de pulso, ele precisa chamar a atenção do jeito certo, não é?

Cores

Aqui, além de seu estilo, também vale seu senso crítico e bom gosto para combinar com elegância as cores ou detalhes de seu relógio com as roupas. E isso pode ser feito de duas formas: pela combinação da cor do acessório com algum detalhe (combinar o relógio com a gravata, por exemplo, fica bem legal); ou usar o raciocínio mais simples e comum, que é combinar o relógio com a cor predominante do look (terno preto com relógio preto, ou um blazer mais claro, cinza, com uma peça de metal prateada, por exemplo).

Mas tenha cuidado com os relógios coloridos. Dependendo da roupa ou dos outros acessórios, a combinação pode ficar péssima ou inadequada para o ambiente em que você estiver inserido, causando um impacto negativo nas pessoas. Tenha sempre bom senso para combinar!

Qualidade e engenharia

Relógios são peças feitas para durar e muitos, inclusive, passam de pai para filho por muitas gerações. Ao comprar um relógio, pense nisso! Na maioria das vezes, vale muito mais a pena investir um pouco mais alto em uma marca de qualidade e reconhecida por sua engenharia precisa e duradoura do que em uma mais baratinha, frágil e com a vida útil menor.

Por isso, não leve apenas em consideração a aparência e o design do seu relógio. Durabilidade, funcionalidade e bons materiais — da pulseira ao mecanismo da engrenagem — são essenciais para a escolha de um modelo. Algumas marcas, principalmente as suíças, são referências nesse quesito e fique tranquilo você não vai ficar parado no tempo com um relógio desses, pois o seu design é atemporal.

Antes de escolher um relógio de pulso, seja para comprar ou usar em alguma ocasião, opte sempre pela qualidade, baseando-se em seu estilo e bom gosto. Mentalize sempre em quais ocasiões ele poderá ser usado e para qual finalidade.

E lembre-se sempre: aparência e design nem sempre são sinônimos de qualidade. Pesquise bem antes de comprar, veja aquilo que cabe no seu bolso e dê um tapa no visual com muita elegância! Um belo relógio pode fazer toda a diferença.

Como você faz para escolher o relógio de pulso perfeito? Conhece outras dicas bacanas? Conte pra gente o que você acha desse acessório!

Guia moda para homens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *