7 lições de Barack Obama para sua vida

Não basta ser só o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama é também um dos caras mais cool da atualidade. Se passando por gente como a gente, o sujeito já gravou vídeo para o BuzzFeed, apoiou o casamento homossexual e até participou de podcast gravado dentro de garagem. E nem precisa falar que o homem sabe usar o Twitter como poucos.

Mas o havaiano é mais do que isso — se é que tem jeito. Responsável por administrar a maior potência do mundo, ele também tem tempo disponível para a família, para si mesmo e, claro, para pensar em diversos problemas que podem envolver milhões de pessoas.

Por ser um homem de muito respeito, seguir de perto algumas das lições de Barack Obama pode ajudar a mudar a vida de qualquer um que não queira ser apenas mais um dentro da multidão. Confira a seguir 7 lições que você pode aprender com esse grande guerreiro:

Gerencie o seu tempo e gerencie a você mesmo

Em uma entrevista para a revista Mens Health, Obama disse que como trabalha com uma equipe grande e uma agenda bastante apertada, ele toma cuidado para que não seja apenas reativo em suas decisões, mas também bastante ativo, prevendo algumas coisas que podem chegar para ele, já se precavendo para contornar os efeitos dos problemas.

Pelo visto Obama deve ser um dos fãs de Sun Tzu e da A Arte da Guerra.

Transmita sempre empatia

Dois anos atrás, em 2013, durante algumas horas a cidade de São Francisco se tornou uma versão real da tenebrosa Gothan City, terra do Batman, Coringa e vários outros personagens dos quadrinhos. O responsável por isso foi um garoto chamado Miles Scott, que lutava contra a leucemia, era fã do homem morcego e desejou ficar na pele do personagem durante um dia.

Para que este desejo se realizasse, várias pessoas fizeram um mutirão em busca de criar a maior aventura do jovem Scott, incluindo aí Barack Obama, que gravou um pequeno vídeo no Vine, incentivando o baixinho a salvar Gothan.

Esta história exemplifica uma das características mais marcantes do presidente que é a empatia.

Em outro momento, em 2006, Obama fez um discurso de pouco mais de 25 minutos para os formandos da Universidade Northwestern, em Illinois, Estados Unidos, falando justamente sobre a necessidade de cultivar esta capacidade de compreender o sentimento alheio. Foi neste dia que o presidente disse que uma das primeiras lições que ele aprendeu para a vida foi que “o mundo não se resume apenas a você”.

Um excelente conselho, senhor presidente.

Tire um tempo para pensar

Se você está tentando fazer algo grande — ou inovador — para sua vida, tire um tempo para pensar sobre isso. Para o presidente, este é um ponto bastante importante, porque, afinal, com tantas interrupções e afazeres ao longo dia, reservar um tempo — talvez ali entre uma checada e outra no grupo do WhatsApp — para ponderar sobre o que pode ser mudado ou melhorado em algum projeto ou até mesmo internamente pode fazer muita diferença.

Se você quer evitar decepcionar outras pessoas, então não decepcione a você mesmo

De acordo com o presidente, suas expectativas estão sempre mais altas do que as das pessoas em volta dele. Por causa disso, ele sempre é bastante claro ao dizer o que pode ser feito sobre determinado assunto, não inventando desculpas ou prazos mirabolantes. Ao ser honesto com os outros ele consegue cumprir exatamente aquilo que tinha em mente e mostra para todos que consegue entregar aquilo que promete.

Ou seja: nada como ser honesto na hora de fazer promessas.

Tenha tempo para a sua família

Fica complicado ir a todas as reuniões de colégio — e de condomínio, porque não? — quando se é presidente de uma nação. Mas, mesmo assim, Barack Obama diz que sempre tira um tempo para estar presente com a família.

De olho nos momentos mais importantes para as suas filhas e a sua mulher, o presidente foca em comparecer em todos os compromissos que podem trazer boas memórias para elas, estando ali presente apesar de toda a sua complicada agenda.

Uma sábia decisão que pode durar por muito mais tempo do que seu mandato.

Aprenda alguma coisa com seu pai, mesmo que ele não seja um dos bons

Segundo Obama, “todo homem está tentando viver à altura das expectativas do seu pai ou de compensar os erros do seu pai”. No entanto, no caso do presidente, ele tenta fazer um pouco dos dois. Por ter tido um pai pouco presente, Obama descobriu o significado da ausência paterna e por isso se tornou um excelente progenitor para as suas filhas.

Cuide de sua saúde e pare de fumar

Quem vê o presidente e a primeira dama Michelle Obama praticando exercícios logo pela manhã pode achar estranho saber que num passado não muito distante o líder da Casa Branca passou por momentos difíceis ao tentar largar o cigarro.

Antes de passar por uma crise de abstinência, Obama chegou a fumar de 7 a 8 cigarros por dia — uma média até baixa se comparada a outros fumantes —, entretanto, pressionado por sua mulher, ele resolveu largar o tabaco e hoje tem uma vida bastante saudável que o deixa pronto para encarar um batidão de negociações, entrevistas e reuniões que não são para qualquer um.

Vale dizer que em 2011, quando Michelle relatou ao público que seu marido havia parado de fumar a mais de um ano, ela salientou que não tocava mais no assunto por um simples motivo: “quando alguém faz o que precisa fazer, você não deve se meter”. Não é à toa que essa mulher é nada menos do que a mulher do presidente.

Seguindo as dicas de um dos sujeitos mais carismáticos e poderosos do mundo, você, com certeza, irá conseguir mudar o rumo da sua vida para melhor.

E você, o que mais tira da vida de Obama para inspirar e causar motivação? Compartilhe com a gente a sua opinião e continue navegando em outras dicas aqui do blog. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *