Você é um Homem Ciumento? Veja como o excesso de ciúme pode ser tóxico para o relacionamento

Todo mundo tem um grau de ciúmes, é perfeitamente normal e inevitável, na verdade. Isso porque quando gostamos de alguém, queremos a atenção daquela pessoa toda para nós. Mas ser um homem ciumento pode afastar a parceira e fazer com que o amor se transforme em medo, desgosto e raiva. Principalmente quando passa do limite.

O ciúme nada mais é do que uma sensação de posse. Você acha que aquela pessoa é sua e tem medo que outro a roube de você. Mas preciso te contar um segredo: ninguém é de ninguém.

Em um relacionamento saudável, as pessoas escolhem estar com a outra, e não pertencer. A mulher não é um objeto que está sob sua posse. Da mesma forma o contrário.

O excesso de ciúmes é tóxico para o relacionamento

O homem ciumento utiliza argumentos do tipo “eu me preocupo com você”, ou “faço isso porque te amo”. Mas tenho outro segredo para te revelar: ciúmes não é sinal de amor.

A psicóloga Andrea Lorena, pesquisadora da USP – Universidade de São Paulo – explica que “o ciúme normal é transitório e se baseia em ameaças e fatos reais. Ele não limita as atividades – nem interfere nelas – de quem sente ou é alvo de ciúme e tende a desaparecer diante das evidências”.

O perigo, na verdade, está quando o ciúme extrapola essas fronteiras e passa a se tornar uma preocupação constante, associado a comportamentos inaceitáveis e extravagantes. “No ciúme excessivo, o medo de perder a pessoa amada vem acompanhado de emoções específicas – raiva, medo, tristeza, ansiedade – e pensamentos irracionais. ‘Será que ele/ela está me traindo?’ é um pensamento frequente. Quase sempre há prejuízos para quem sente, para quem é alvo e para o relacionamento”, diz a psicóloga.

homem ciumento

Em muitos casos, o homem ciumento acredita que é preciso controlar o que a parceira faz. Lembro de um amigo que sempre que ligava para a namorada, a primeira pergunta que ele fazia assim que ela atendia o telefone era “onde você está?”.

Esse mesmo amigo, quando a encontrava, pedia o telefone celular dela para olhar as mensagens e os números para quem ela tinha ligado. Nem preciso dizer que esse relacionamento não deu certo.

O ciúme excessivo é extremamente tóxico para um relacionamento. Podemos perceber isso pela quantidade de notícias que vemos de homens que agrediram suas parceiras por acharem que estavam sendo traídos. E muitas vezes, as acusações não têm o mínimo de fundamento e são totalmente erradas.

Como saber se você é um homem ciumento

Como expliquei, muitas vezes os ciúmes vêm disfarçado de amor excessivo. Poucos homens admitem que são ciumentos de uma forma tóxica.

Mas existem alguns sinais que podem ajudar a identificar se você é um homem ciumento:

  • Você sempre quer interferir nas decisões que ela toma e não aceita ela querer fazer algo que você não aprova;
  • Você constantemente se justifica dizendo que é amor ou excesso de preocupação;
  • Você tem a necessidade constante de saber onde ela está, com quem está e o que está fazendo;
  • Você fica irritado quando ela fala de um colega (homem) do trabalho ou da faculdade e tudo vira motivo de briga;
  • Você é extremamente curioso a respeito da vida dela. Se ela não te contar tudo nos mínimos detalhes é motivo para mais brigas;
  • Você quer saber todas as senhas dela e ter acesso a tudo o tempo todo, inclusive ao celular. Se ela se recusa, você faz um jogo emocional até ela ceder;
  • Você acredita que ela deve parar tudo que está fazendo para te atender;
  • Você acredita que ela deve te pedir permissão para sair ou fazer qualquer coisa sem você;
  • Você não gosta dos amigos dela, acha que são falsos e que ela não deve confiar em ninguém além de você;
  • Você odeia que ela faça qualquer coisa sem você;
  • Você acredita que seu mundo gira em torno dela e quer que ela faça o mesmo;
  • Você odeia e sente ciúmes quando ela elogia outra pessoa;
  • Quando ela está com os amigos, você liga ou manda mensagem com muito mais frequência, monitorando o que ela está fazendo;
  • Você fica feliz quando ela briga com algum amigo. Mesmo que não fale, no fundo isso te agrada.

Se você se identificou com esses sinais, você é um homem ciumento além da conta.

Mude de atitude antes que ela mude de você

O grande problema do homem ciumento é ele geralmente não saber lidar com as próprias emoções. Homens são educados desde sempre que sentimentos são sinais de fraqueza e por isso nunca aprendem a entender e controlar os seus.

O ciúme nada mais é do que um sentimento excessivo, só que é um sentimento ruim. E esse sentimento cresce junto com o relacionamento, e toma cada vez mais espaço. E então, chega uma hora que nenhuma mulher aguenta.

homem ciumento

Quando há muito ciúme na relação, os momentos bons vão sendo aos poucos substituídos por brigas. Isso desgasta intensamente a relação. No final, o amor acaba e fica somente a mágoa para ambos os lados.

Não estou dizendo que você deve desapegar totalmente da relação. Mas a ideia é identificar o comportamento abusivo (sim, excesso de ciúme é abuso), e se esforçar para melhorar. Isso é bom para você e para o seu relacionamento.

O ciúme é a exteriorização da insegurança. Ou seja, um homem ciumento está indiretamente dizendo através de suas atitudes que é inseguro.

Então pense em todas as atitudes que listamos no tópico anterior. Quantas delas você teve nessa semana? Quantas vezes você e sua parceira brigaram essa semana porque você teve reações exageradas e infundadas por coisas mínimas. Quantos cenários irreais você criou na sua cabeça e colocou a culpa na sua parceira?

Faça essa reflexão. Se não por você, pela sua gata e pelo bem do seu relacionamento. Pare de justificar suas ações como excesso de amor ou preocupação.

E se você está tendo dificuldades de lidar com o seu ciúme, procure ajuda.

Não confunda amor com abuso

Acho que ficou bem claro que o ciúme incontrolável é altamente tóxico para o relacionamento. O maior perigo, no entanto, é que ele sempre começa de forma ingênua, em pequenas ações que muitas vezes são interpretadas como puro zelo no relacionamento.

Tem um vídeo que separei que ilustra o comportamento de um homem ciumento, como ele pode ser destrutivo para o relacionamento e, principalmente, para a mulher.

O vídeo pode parecer exagerado para você, mas existe muito relacionamento assim. Existe muito homem ciumento e muita mulher presa em relacionamento abusivo porque simplesmente não viu que isso podia acontecer.

É possível que esse não seja o seu caso, e eu realmente espero que não seja. Mas o ciúme é tóxico e, se não trabalhado de forma correta, a tendência é só aumentar.

Espero que o artigo sirva de reflexão para todos nós, homens (e me incluo nessa também) para que a gente repense nossas atitudes diante de algumas situações. Que a gente possa ter maturidade para evoluir e crescer, e nos tornar homens melhores a cada dia.

Um abraço e até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *