Conheça os benefícios do sono saudável para o homem

Há quem acredite que dormir bem, aproximadamente de 6 a 8 horas por noite, é um grande luxo para os dias atuais. No entanto, quem concorda com essa afirmação está completamente enganado, pois dormir bem é uma necessidade.

O sono, além de servir como um momento de repouso para o corpo e a mente, tem uma importância fundamental para o bom funcionamento do organismo, pois regula a liberação de alguns hormônios, como o hormônio do crescimento (GH), tão desejado pelos machos marombeiros.

De uma maneira geral, o sono pode ser dividido em ciclos de aproximadamente 90 minutos que se repetem, geralmente, de 4 a 5 vezes por noite. Cada fase do sono está relacionada com algum processo fisiológico e, por isso, é importante respeitar 8 horas de sono diárias se quiser que seu organismo funcione bem.

A seguir, especificamos alguns dos benefícios do sono saudável para a saúde do macho — e para a saúde de um modo geral — e como a falta dele pode prejudicar a sua qualidade de vida. Confira!

Efeitos da privação do sono

Os efeitos de uma noite mal dormida ficam evidentes ao longo do dia.

Sabe aquela pessoa que chega no trabalho, logo pela manhã, estressada e irritada — tente não pensar no seu chefe, rs, — ? Provavelmente, ela teve uma péssima noite de sono ou não dorme a alguns dias.

A privação de sono tem efeitos a curto e longo prazo. Veja, a seguir, alguns exemplos de como a falta de sono pode prejudicar a sua qualidade de vida.

A curto prazo: cansaço e sonolência durante o dia, irritação, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão no raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.

A longo prazo: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crônica de memória.

Sono e regulação hormonal

Como dito anteriormente, em alguns estágios do sono ocorre a síntese de hormônios importantes para o organismo que, na sua falta, podem prejudicar a saúde do indivíduo. Veja os principais hormônios que são sintetizados durante o sono e sua relação com a saúde:

Hormônio do crescimento (GH): relacionado ao crescimento muscular, fortalecimento dos ossos e perda de gordura, o GH tem seu pico de secreção entre a primeira e terceira hora do sono.

Hormônio do estresse: o cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse, é regulado durante o sono, sendo que seus níveis abaixam no momento em que estamos dormindo. Dessa forma, pessoas em uma condição de privação do sono costumam ter níveis elevados de cortisol ao longo do dia, resultando em irritabilidade e estresse.

Hormônio da saciedade: a leptina é o hormônio relacionado à sensação de saciedade e sua diminuição influencia na ingestão de alimentos do indivíduo, podendo implicar no aumento de peso.

Alterações no sono podem elevar a concentração do hormônio durante o sono e diminui-lo logo após o despertar.

Além dos benefícios para o organismo, o sono também é benéfico para memória, pois é quando dormimos que ocorre o processo de consolidação da memória recente e da memória a longo prazo.

Portanto, é evidente que uma boa noite de sono pode melhorar muito a sua qualidade de vida, concorda? Esforce-se e garanta suas 8 horas de sono diárias, pois isso te fará muito bem!

Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de mais assuntos relacionados à saúde e bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *