20 dicas infalíveis para perder gordura abdominal e levar uma vida mais saudável

20 dicas infalíveis para perder gordura abdominal e levar uma vida mais saudável
5 (100%) 1 vote

Em um mundo onde as mulheres estão cada vez mais exigentes, aquela barriguinha de cerveja, que na realidade é de gordura, se tornou totalmente dispensável. Além de não ser saudável, não é nada sexy. Mas perder gordura abdominal não é uma tarefa tão simples.

A gordura abdominal, também chamada de gordura visceral, é aquela que se acumula nas camadas profundas do abdômen e envolve órgãos internos como coração, fígado, estômago, rins, intestinos e pâncreas.

Esse tipo de gordura é um fator de risco para os homens desenvolverem diabetes tipo 2 e outras doenças cardíacas. Isso porque esse ela aumenta a produção de cortisol, hormônio do estresse, e de  citoquinas, substâncias inflamatórias, que por sua vez, afetam a produção de insulina.

E não pense que só os gordinhos e os que estão acima do peso é que correm riscos. Mesmo que você seja magro mas tem aquela protuberânciazinha na região do abdômen, você pode estar em perigo.

A região abdominal é bastante propícia ao acúmulo de gordura. Por isso, é importante manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios ativa para evitar uma barriguinha indesejada.

Também, as calorias líquidas podem ser verdadeiras vilãs, porque elas não são registradas pelo nosso cérebro da mesma forma que as sólidas. Estudos comprovam que bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos artificiais, etc), aumentam o risco de obesidade em crianças em 60%, por dose diária.

Portanto, se você precisa perder gordura abdominal, comece cortando bebidas artificiais, e até mesmo bebidas esportivas, com alto teor de açúcar. Além disso, temos outras dicas importante que vão te ajudar a queimar a barriga. Continue com a gente.

Perigos da gordura abdominal

As pessoas costumam apenas achar que aquela barriguinha ali é feia, que está escondendo um abdômen tanquinho e envergonhando seu portador de desfilar um corpo sarado na praia ou no clube. Mas o que a maioria das pessoas não sabem é que ela também é um fator de risco para a saúde.

Falamos no começo do artigo que a gordura abdominal facilita o surgimento de doenças cardíacas e também da diabete tipo 2. Mas não são só estes os perigos.

O excesso de gordura abdominal é diretamente associado à uma dieta rica em carboidratos, que causa resistência a insulina ao longo do tempo. Na verdade, esse é o primeiro sinal de que você está engordando e, se não cuidar, pode acabar ficando muito acima do peso.

Já falamos aqui como o excesso de peso é extremamente prejudicial a saúde e também ao desempenho sexual. Resumindo, o que acontece é que o excesso de gordura no corpo, seja no abdômen ou em outras partes, atrapalha a circulação sanguínea. Como consequência, o homem tem dificuldade de ter ou manter uma ereção.

A gordura em excesso também causa desajustes fisiológicos e hormonais, atrapalha a produção de testosterona e com isso diminui a libido e a vontade de fazer sexo. Os centímetros a mais no abdômen também podem dificultar a penetração em algumas posições.

Fora os aspectos psicológicos: baixa autoestima, falta de confiança, insegurança, ansiedade e depressão.

Mas antes de te dizer o que você pode fazer para perder gordura abdominal, se você já começa a sentir os efeitos da sua barriguinha no seu desempenho sexual, você precisa ver esse vídeo. Existe um segredo que pode fazer com que você tenha um desempenho sexual épico e que funciona independente da sua idade ou do seu peso. Clique aqui e assista a uma apresentação gratuita.

perder gordura abdominal

20 dicas para perder gordura abdominal

Antes de tudo, é bom esclarecer que não existe uma fórmula mágica para perder gordura abdominal. Então, se você quer se livrar de verdade da sua barriguinha saiba que é preciso foco, determinação, uma dieta balanceada combinada com exercícios potentes e seguir as dicas que trouxemos aqui.

Fácil, não é? Então vamos lá!

#1 Coma mais fibras solúveis

As fibras solúveis absorvem a água e formam um gel. Esse gel aumenta a viscosidade dos alimentos no estômago, o que promove uma sensação de saciedade. Elas também regulam o trânsito intestinal, regulam o colesterol ruim e controlam a glicemia.

Alguns alimentos que são fontes de fibras solúveis e ajudam a perder gordura abdominal:

  • Aveia;
  • Soja;
  • Lentilha;
  • Mandioca;
  • Beterraba;
  • Ervilha;
  • Cenoura;
  • Maçã;
  • Frutas cítricas.

#2 Evite gordura trans

As gorduras trans são criadas através do bombeamento de hidrogênio em gorduras insaturadas.

perder gordura abdominal

Para ficar mais claro: a gordura trans não é encontrada na natureza, mas sim produzida a partir de gorduras vegetais para ser usada na indústria alimentícia. Ou seja, se não é natural, não é bom.

O consumo de gordura trans não só aumenta o ganho de gordura abdominal, mas também é associado a uma série de doenças cardíacas. Portanto, leia sempre o rótulo dos produtos que você compra no mercado.

#3 Evite o álcool

A barriguinha de cerveja não é de todo mito. Então se você quer perder gordura abdominal, considere diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.

Além disso, o álcool traz muitos outros malefícios à saúde.

#4 Coma mais proteínas

A proteína é um excelente nutriente para controle do peso e para perder gordura abdominal. A alta ingestão de proteína também promove a saciedade e ajuda a diminuir o apetite.

Elas também aumentam a taxa metabólica e a mantar a massa  muscular durante a perda de peso. Boa fontes de proteína são carnes, peixes, ovos e nozes.

#5 Diminua seus níveis de estresse

Lembra do cortisol? Então, ele é um dos responsáveis por você não conseguir perder gordura abdominal.

O que acontece é o seguinte: o estresse faz com que as glândulas adrenais produzam mais cortisol. Os altos níveis desse hormônio aumentam o apetite, o que faz com que você coma mais.

Para evitar isso, procure fazer atividades relaxantes e que aliviam o estresse.

Outra forma eficaz de combater o cortisol é através da regulação dos seu níveis de testosterona. Quando a produção do hormônio pelo corpo está equilibrada, ele inibe a produção de cortisol. Alguns suplementos naturais incentivam o próprio corpo a produzir a testosterona, além de garantir mais disposição e energia para as atividades do dia a dia. Clique aqui e saiba mais.

perder gordura abdominal

#6 Evite doces

Dizem que homens não são muito chegados em doces, pelo menos, não como as mulheres. Mas se você é uma exceção a essa regra e mais se parece uma formiguina, melhor repensar.

O açúcar se acumula em nosso corpo em forma de gordura visceral, e quando consumido em excesso é o responsável por doenças cardíacas, diabetes, obesidade e doenças hepáticas gordurosa.

Mesmo os açúcares saudáveis como xylitol e stévia devem ser usados com moderação se você que perder gordura abdominal.

#7 Faça aeróbica

Exercícios aeróbicos são a melhor forma de queimar calorias. E quanto mais, melhor

Pesquisas mostram que quem faz em média 300 minutos de exercícios aeróbicos por semana perdem mais gordura em todas as áreas do que quem faz uma média de 150 minutos.

Independente da quantidade, o ideal é se exercitar. Procure a ajuda de um profissional capacitado que pode te passar uma série de exercícios específicos para perder gordura abdominal.

#8 Corte carboidratos

Não é para cortar de vez, mas sim diminuir sua ingestão. Dietas com menos de 50g de carboidratos por dia ajudam a perder gordura abdominal em pessoas com altos índices de gordura visceral.

Se você ainda não ouviu falar em dieta low carb, agora pode ser uma boa hora para pesquisar. Mas antes de aderir esse estilo de vida, consulte um nutricionista para saber se ele é adequado para você.

#9 Use óleo de coco

O óleo de coco é uma das gorduras mais saudáveis que existe. Ele aumenta o metabolismo e diminui a quantidade de gordura que nosso corpo armazena quando consumimos muitas calorias.

Por isso, ele também ajuda a perder gordura abdominal.

#10 Treinamento de resistência

Tão bom quanto os exercícios aeróbicos, o treinamento de resistência, ou treinamento de força, é essencial para quem quer perder gordura abdominal. Isso porque ele ajuda a preservar e a aumentar o ganho de massa muscular.

#11 Evite bebidas açucaradas

De novo vamos listar elas aqui, para você não esquecer. Bebidas adoçadas artificialmente tem altos níveis de frutose, o que aumenta a gordura visceral e a gordura no fígado.

perder gordura abdominal

Então, corte refrigerante, sucos artificiais, chás adoçados e misturas alcoólicas que contém açúcar.

#12 Durma bem

Não vá embora ainda, esse não é um “boa noite”.

O sono é importante para muitos aspectos da sua saúde, inclusive para o controle de peso. Pessoas que dormem pouco ou dormem mal tendem a ganhar mais peso a aumentar a gordura na barriga.

Além disso, noites mal dormidas causam estresse, que aumenta o cortisol e o resto você já sabe. Uma boa noite de sono também te ajuda a ter mais disposição e energia para a vida.

Procure dormir no mínimo 7 horas por noite.

#13 Alimentação e exercício

A base para uma vida saudável, eu diria, é alimentação adequada e exercício físico. E a ciência concorda comigo.

perder gordura abdominal

Veja bem, quando consumimos mais calorias do que gastamos, essas calorias são armazenadas em nosso corpo em forma de gordura. Portanto, se você perder gordura abdominal, tem que gastar mais do que ingere.

Procure manter uma dieta equilibrada. Se for o caso, vá a um nutricionista para que ele elabore para você um plano de alimentação e exercícios. Existem também alguns aplicativos que ajudam a controlar a ingestão de calorias e atividades físicas, mas nada pode substituir um bom profissional.

#14 Coma peixes gordos

Provavelmente isso está soando muito estranho aos seus olhos. Como assim peixe gordo?

Salmão, arenque, sardinha, cavala e anchova são alguns exemplos de peixes gordos, que são ricos em proteínas, gorduras boas e ômega-3, que ajudam a perder gordura abdominal.

#15 Beba mais água

Falamos para você cortar bebidas artificiais, certo? Agora vamos falar para você cortar os sucos naturais. Ao invés disso, beba água.

Os sucos de frutas naturais são ricos em vitaminas e fibras, mas também são ricos em açúcar, assim como os artificiais. Um suco de maçã, por exemplo, contém 24g de açúcar por porção.

#16 Vinagre de maçã

O vinagre de maça é ótimo para quem quer perder gordura abdominal. Ele contém o chamado ácido acético, que reduz o armazenamento de gordura no organismo.

Você pode usar o vinagre de maçã para temperar carnes e saladas. 1 a 2 colheres de sopa por dia é a quantidade ideal para a maioria das pessoas.

#17 Coma alimentos probióticos

Probióticos são bactérias boas encontradas em alguns alimentos como kefir. Elas ajudam a melhorar a saúde intestinal e a função imunológicas.

Outros alimentos probióticos e que ajudam a perder gordura abdominal:

  • Iogurte;
  • Chucrute;
  • Kombuchá;
  • Picles;
  • Tempeh;
  • Missô.

#18 Jejum intermitente

O jejum intermitente é um padrão alimentar intercalado entre períodos de alimentação e períodos e jejum prolongado. O mais comum é o jejum 16×8, onde você faz um jejum de 16 horas e depois tem 8 horas para fazer suas refeições.

perder gordura abdominal

Pessoas que fazem jejum intermitente tem uma diminuição de 4-7% de gordura abdominal em um período entre 6-24 semanas.

Mas, caso você opte por começar a fazer jejum, é importante buscar acompanhamento de um nutricionista.

#19 Beba chá verde

O chá verde contém cafeína e antioxidante, o que ajuda a acelerar o metabolismo. Isso combinado ao fato dele possuir EGCG o tornam ótimo para ser consumido por quem quer perder gordura abdominal.

Para potencializar os efeitos do chá verde, alinhe o consumo da bebida com a prática de atividade física.

#20 Mude seu estilo de vida

Se você realmente quer sentir melhoras na sua saúde, então precisa mudar seu estilo de vida. Adotar hábitos saudáveis e ter constância nas suas ações não só vão fazer você perder gordura abdominal, mas também beneficiar como um todo a sua vida.

Em consequência você perde peso, tem menor propensão a doenças, têm mais disposição e energia para as tarefas diárias, melhora o seu humor, o seu desempenho nos estudos, no trabalho e na cama aumenta, e você se torna um homem mais feliz e satisfeito consigo mesmo.

Portanto, mudar seu estilo e vida é a forma mais saudável para você perder gordura abdominal e se manter fora de risco de qualquer tipo de doença. Pense nisso.

Então, o que está esperando para colocar em prática essas dicas? E não deixe de compartilhar com o coleguinha, ele pode até se tornar um companheiro de exercícios e você terá muito mais ânimo porque não vai estar sozinho.

Um abraço e até breve.

 

Este post foi inicialmente publicado em 22 de fevereiro de 2016. Foi atualizado e reeditado em 20 de julho de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *