4 maneiras de ser autoconfiante sem parecer arrogante

“A distância entre a arrogância e a autoconfiança é quase imperceptível”, afirma Jack Welch, um dos executivos americanos de maior prestígio no mundo corporativo. Essa máxima representa com fidelidade a linha tênue existente entre esses dois aspectos da personalidade humana, que muitas vezes acabam se confundindo.

Contudo, tanto na vida pessoal como na profissional, ter autoconfiança é algo positivo, desde que sem exageros. Por outro lado, ser alguém arrogante é extremamente prejudicial. Além do mais, essas duas atitudes podem influenciar bastante os hábitos e os relacionamentos de qualquer pessoa.

Por conta disso, agora vamos mostrar as principais diferenças entre essas duas posturas e ensinar como ter autoconfiança para se dar bem com a mulherada sem parecer alguém arrogante. Confira:

Arrogância X Autoconfiança

Segurança

A autoconfiança é consequência da segurança. Esses aspectos na maioria das vezes são adquiridos ao longo da vida, provenientes de conquistas pessoais, profissionais, novas habilidades, conhecimentos, posses e poder.

Pessoas seguras de si tem maior convicção e certeza naquilo que dizem e fazem, porém sempre o fazem de maneira autêntica, serena e tranquila, sem precisar se gabar de seus feitos e conquistas ou tratar os demais com desprezo.

E as mulheres, principalmente as mais experientes, sabem distinguir com destreza quem está apenas contando vantagem ou ‘pagando um sapo’ como dizem os mais jovens sobre seus feitos.

Autoestima

Estar bem consigo mesmo e gostar da imagem que se vê no espelho é outro fator determinante para ter autoconfiança. A autoestima elevada reduz a timidez e torna nós homens mais corajosos e seguros para conquistar uma gata ou tentar algo novo em nossa carreira.

Por isso, manter uma boa aparência — cabelos e barba alinhada, por exemplo —, ter estilo, praticar atividades físicas com frequência, ser saudável e sempre buscar novos conhecimentos são elementos importantes para manter a autoestima em alta.

Linguagem corporal

Uma pessoa autoconfiante, segura e com a autoestima em alta tem uma postura totalmente diferente de alguém inseguro, arrogante e com baixa autoestima. E esses fatores são logo revelados pela linguagem corporal.

Algumas características que as mulheres percebem e admiram em homens autoconfiantes:

  • Cabeça erguida
  • Tom de voz firme
  • Calma
  • Serenidade
  • Sorriso
  • Atitudes positivas
  • Otimismo
  • Alto-astral.

Facilidade na comunicação

Além de admirados pela mulherada, esses fatores facilitam a comunicação no momento da conquista. A autoconfiança permite uma maior desenvoltura na hora do xaveco e faz que olhemos nos olhos daquela gata que queremos ‘ganhar’.

Conversar com alguém olhando diretamente nos olhos é uma atitude que transmite confiança, verdade e credibilidade para quem está do outro lado — pessoas arrogantes não conseguem ter esse comportamento —, com chances mínimas de uma mensagem ser entendida de forma errada. E qual mulher não gosta disso?

Como dissemos na abertura desse texto, a linha entre o sucesso e o fracasso é muito tênue e isso pode ser diretamente relacionado a uma postura excessivamente autoconfiante, que pode ser confundida em muitas áreas de nossas vidas como arrogância.

Por isso, tome cuidado! Apesar de posturas bastante diferentes, você pode ser taxado como alguém arrogante mesmo sem ter essa intenção!

E aí, preparado para ser um homem mais autoconfiante? Já foi taxado como arrogante ou metido alguma vez?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *