Como conseguir ser promovido no trabalho?

Por mais que a gente goste do nosso trabalho e esteja razoavelmente satisfeito com nossa posição, a grande verdade é que continuamos ansiando por uma promoção. Ninguém quer ser aquele cara emburrado que está no mesmo cargo há décadas, sem nenhum tipo de motivação ou apreço pelo que executa. Ficar estagnado é uma das coisas mais chatas que podem acontecer na vida corporativa, mas existem alguns atalhos que podem contribuir para que isso não aconteça com você. Com as atitudes certas, você pula na frente da concorrência e aparece mais para a chefia como o cara certo para um posto mai avançado na hierarquia empresarial. Quer saber como conseguir ser promovido no trabalho? Leia o texto a seguir:

Execute novas funções

Ser proativo pode fazer toda a diferença na hora que os gestores forem pensar em alguém para ocupar um cargo mais alto. Você deve executar as tarefas que surgirem com competência, sem cobrar por isso nem jogar a responsabilidade para outros. Até porque esse é um grande diferencial para assumir posições mais elevadas: assumir responsabilidades. Empregados com essa atitude, que não precisa ouvir ordens e encaram os desafios como oportunidades, são muito bem vistos na empresa e ajudam a tornar o ambiente mais inovador e eficaz. As corporações e empresas sempre estão mais interessadas quem age assim e, consequentemente, farão de tudo para mantê-las, inclusive oferecendo promoções mais rapidamente.

Faça alianças

Fazer alianças inteligentes no trabalho é uma excelente forma de se manter na equipe dos vencedores. Se você for sempre visto com as pessoas que estão “empurrando o serviço com a barriga”, pode ter certeza que será considerado dessa forma. Mas se ao contrário você fizer coro com aqueles que são objetivos, eficientes e trabalham duro, pode ter certeza que a opinião dos gestores sobre você será mais positiva. Alinhe-se profissionalmente com eles.

Seja pontual

Essa característica é muito admirada pelos gestores, pois um profissional que chega sempre na hora mostra respeito pelo próximo e apreço pela instituição na qual trabalha. Isso o torna um bom exemplo, o que é excelente para cargos mais altos. Se você costuma chegar atrasado e tem problemas em cumprir a hora, é o momento de mudar: reforce o despertador, durma mais cedo, tome mais café, mas chegue cedo! E se possível, antes mesmo do chefe estar lá: ao ver seu interesse e sua dedicação, suas possibilidades de ser promovido aumentar e muito!

Invista no marketing pessoal

Quantas vezes não vemos profissionais competentes estagnados por anos no mesmo cargo? Por isso, é essencial investir na nossa imagem, pois ela determina o que os outros pensam de nós. Além de ser bom no que faz, você precisa demonstrar que tem o perfil certo para um cargo mais alto. Esteja sempre disposto, demonstre educação, use roupas alinhadas e condizentes com a proposta da empresa e lembre-se de expor com clareza e precisão os resultados e sua participação nos processos. Cuidado para não parecer arrogante, muito menos tente dar uma de puxa-saco: basta ser honesto e virtuoso, que sua promoção não tardará em chegar.

Com essas atitudes, você terá muito mais chances de subir de cargo e chegar onde aspira. Muitas vezes a diferença entre conseguir ou não uma promoção está nos pequenos detalhes, portanto cabe a você tomar as rédeas do destino e cuidar de cada um deles. Dessa forma estar no topo será apenas questão de tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *