Carreira: conheça 6 empresários que são inspiração para outros homens

Buscar inspiração em alguém ou em alguma ideia original, principalmente no mundo dos negócios, é bastante recorrente. São grandes empresários, com belas histórias de vida, que servem como modelo para os mais jovens e para aqueles que estão iniciando um novo empreendimento.

Por isso, a seguir, vamos listar 6 dos principais empresários do Brasil e do mundo, de diversos setores, que podem servir de inspiração para seu negócio e para a concepção de ideias e conceitos geniais, que podem transformar sua vida no mercado e até mesmo influenciar na sociedade. Acompanhe a leitura e inspire-se!

Bill Gates

Homem mais rico do mundo, Gates é um dos fundadores da Microsoft, empresa líder de mercado de softwares. Pioneiro da invenção dos computadores pessoais e dos sistemas operacionais – MS-DOS e Windows – hoje imprescindíveis na vida da maioria das pessoas e de muitas empresas, Bill revolucionou a informática.

Aposentado da gerência da empresa a qual fundou, mas ainda com participação em ações, Bill Gates atualmente comanda sua Fundação voltada para causas humanitárias e sociais, em parceria com sua mulher. Entretanto, ele segue ativo no mercado financeiro e possui ações de diversas companhias, que lhe rendem milhões dólares por ano.

Steve Jobs

Jobs é outro gênio que colaborou para a evolução da informática e principalmente com os meios de comunicação integrados à Internet – smartphones, tocadores de música e tablets -, em diversos segmentos como música, vídeos e publicações digitais, facilitando a vida de seus seguidores e usuários.

Fundador da Apple, diretor executivo da Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company, Jobs era viciado por seu trabalho e umas das mentes mais brilhantes e criativas dos últimos tempos. Por conta disso, ele prezava pelas boas ideias e pela inovação dos seus produtos, com base em qualidade e design diferenciados do restante do mercado. Esta aposta deu certo – hoje,  Steve Jobs consagrou-se como uma lenda e é fonte de inspiração para qualquer tipo de pessoa.

Silvio Santos

Um dos maiores empresários brasileiros de todos os tempos, o “Homem do Baú”, nascido em família simples, iniciou sua carreira nas ruas do Rio de Janeiro como camelô. Seu vozeirão foi logo descoberto e algum tempo depois Silvio Santos tornou-se locutor. Daí a se tornar um dos homens mais conhecidos e importantes do país foi uma questão de tempo.

Conhecido pelas ondas de rádio, Silvio iniciou-se na na TV, sorteando prêmios e brindes ao seu público desde o começo da sua carreira, o que atraía cada vez pessoas para seus programas. Como o visionário que é, tinha sonhos ainda mais altos e fundou seu próprio canal de TV, o SBT, tornando-se um dos ícones do entretenimento brasileiro e modelo para muitos devido à  sua trajetória de sucesso.

Mark Zuckerberg

A história de Mark Zuckerberg impressiona por seu talento e criatividade precoces. Fundador da maior rede social do mundo, o Facebook, Mark é um dos mais jovens bilionários do mundo. Sua empresa foi concebida ainda quando estava na faculdade e hoje é utilizada no mundo inteiro para diversas finalidades. Além disso, sua curta (e tão bem-sucedida) trajetória mostra que boas ideias podem surgir em qualquer lugar e não têm idade para serem colocadas em prática. É ou não é um ótimo modelo de inspiração?

Warren Buffet

Terceiro homem mais rico do mundo, Buffet é considerado o “mago” dos investimentos. Este americano nunca fundou e nem é presidente de nenhuma grande companhia mundial. Seu maior talento é investir em ações certas de empresas em ascensão dos mais variados setores e, desta forma, fazer dinheiro.

Ávido por bons negócios e antenado com o mercado financeiro, ele tem investimentos em empresas de infraestrutura, ferroviárias, de gás, de energia e multinacionais como Coca-Cola, Gilette, American Express e The Walt Disney Company.

Jorge Paulo Lemman

O mais rico empresário brasileiro é um dos três proprietários da AbinBev, a maior cervejaria do mundo. Ele e seus sócios também são os donos das Lojas Americanas e do Submarino.com, além dos responsáveis por trazerem a rede de fast-food Burger King ao Brasil. Sua mais recente empreitada foi adquirir a marca de ketchup Heinz (a mais consumida no mundo) em parceria com Bill Gates. Extraordinário, não?

Conhecimento, empenho, foco, visão estratégica, perseverança e criatividade. Estes atributos são imprescindíveis para se dar bem no mercado e fazer bons negócios ou criar nova soluções. Para chegar onde estão, estes homens associaram, se não todas, a maioria destas características: só mesmo através de muito empenho para que seus sonhos e objetivos dessem certo é que eles chegaram a se tornar referências nas suas áreas.

E você, tem algum outro grande empresário como inspiração? Deixe seu comentário e conta pra gente!