Você Sabe Investir em Imóveis?

Imagem: Images Money

Hoje em dia as pessoas deixaram de ficar apanhando do sistema econômico e decidiram que também deveriam tentar ganhar o seu lugar ao sol. Nada mais do que correto, pois era exatamente isso o que foi proposto, além de algumas outras coisinhas a mais, pelas pessoas que queriam um novo sistema de organização financeira há muito tempo atrás, tempo em que muitos nem ousam em pensar.

Pois bem, estamos no século 21 e chegamos a um ponto em que qualquer um pode “ganhar dinheiro respirando”, sem precisar se locomover muito. Mas, para chegar a este nível, é necessário passar por alguns pontos importantes antes.

Qual é o pensamento de muitos caras que estão ralando duro por aí, trabalhando, fazendo hora extra, juntando dinheiro e economizando? De que um dia eles terão que parar de fazer o seu chefe ficar mais rico e então começar a ganhar dinheiro de uma forma menos indireta. Muitos juntam a grana para investir em um negócio, sendo ele o chefe dos outros e dele próprio.

Mas, outros caras tiveram a genial ideia de aproveitar o forte crescimento imobiliário para darem o seu ultimato ao sistema financeiro do país. Por que não comprar um imóvel e colocá-lo para alugar? O dinheiro viria todos os meses sem precisarmos fazer muito esforço.

Claro que isso seria somado ao trabalho atual, mas como todo mundo pode comprovar, mesmo que o seu trabalho seja de cão, com um bom dinheiro extra você fica mais tranquilo. Consegue fazer aquela viagem pra Europa nas férias com que tanto sonhava, pode colocar todos os canais HD da TV a cabo na sua televisão de 50 polegadas, desfrutando de um relativo luxo em sua casa.

Porém, muitos caem em armadilhas existentes no investimento em imóveis e este artigo é para as pessoas que estão pensando em investir. A pergunta a ser feita é a seguinte, você sabe investir em imóveis?

EU SEI A HORA CERTA DE INVESTIR?

Você, caro leitor, sabe a hora correta de investir num imóvel? Nos últimos anos vimos um crescimento muito expansivo ocorrendo no mercado imobiliário. Em 2008, provavelmente o último ano que antecedeu o estouro do mercado, muitos locatários que compraram seus imóveis em tal ano lucraram muito com os anos seguintes.

E agora nós notamos este crescimento da bolha imobiliária diminuir drasticamente, com altas taxas de juros e um prenúncio de crise. Porém, para quem quer investir em um imóvel, não há oportunidade melhor do que fazer isto quando os tempos ruins de fato se estabelecerem. Se você sabe investir em imóveis, e melhor, sabe investir na hora certa, com certeza já deve estar ciente deste fato.

EU VOU COMPROMETER ATÉ 30% DA MINHA RENDA GERAL?

Ninguém, em sã consciência das consequências do mercado, vai disponibilizar todos os meses mais do que 30% da sua renda geral, ou familiar. Se mais do que isso for colocado no investimento, provavelmente você se dará muito mal caso algo que não estava nos seus planos aconteça, uma consideração bastante necessária, já que com a imprevisibilidade do mercado não se brinca. Então, fique sempre atento ao quanto você gasta.

Outro ponto importante é que você deverá reorganizar os seus passivos do mês, para que não acabe prejudicando o investimento e lhe cause dívidas que podem ser penosas para serem liquidadas.

EU SEI QUE EXISTEM MAIS OPÇÕES DE INVESTIMENTO?

Quem geralmente se dá mal no investimento de imóveis pouco sabe sobre o assunto. Muitos pensam que somente existem duas maneiras de investir: financiando ou juntando dinheiro, como dissemos num exemplo mais acima.

Porém, existem outras maneiras de investir, como o consórcio de imóveis, que pode te trazer resultados de forma mais rápida e com a correção do valor caso as taxas sejam alteradas no mercado. Você não deve ficar preso a somente àqueles métodos mais conhecidos, Você pode achar o seu tão sonhado ouro em opções menos vistosas diante do público leigo.

Aplicar dinheiro em imóveis, exige tanto trabalho e pesquisa quanto investir na Bolsa de Valores devido a grandes mudanças nos últimos anos. Somente quem está preparado conseguem identificar as boas oportunidades.

Um ótimo livro para quem deseja se tornar um investidor imobiliário é o “Como Investir em Imóveis“. Foi escrito para ser entendido e aproveitado por qualquer pessoa, até para aquelas que nunca compraram um imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *