3 Atitudes Para se Tornar Mais Produtivo Profissionalmente

Conseguir manter o foco no trabalho é uma tarefa que está se tornando cada vez mais difícil de ser realizada. A internet, que tem tido uma presença e participação massiva em nosso dia-a-dia, é uma grande aliada, mas pode também vir a ser fonte de grande dispersão. Juntando tudo isso com o stress, demandas e urgências típicas de um dia de trabalho comum, ter um dia produtivo, para alguns, pode acabar virando missão.

O stress e os muitos obstáculos daqueles dias que às vezes parecem ser intermináveis, são coisas que muitas vezes fogem do nosso controle, e todos passamos por isso em algum momento. Mas, em meio a tudo que possa vir a entrar em nosso caminho, precisamos manter o foco e organização, para que possamos ter tudo funcionando como deveria.

A solução para alguns pode parecer simples: manter o equilíbrio entre os fatores internos e externos já economiza algumas horas. Mas a verdade é que vai muito além de fatores internos e externos. Na maior parte do tempo, o que vai determinar a sua produtividade é a sua atitude em relação às tarefas a serem realizadas. É preciso que você aprenda a se antecipar, mas tentar controlar todas as situações irá muitas vezes tirar a sua atenção do foco principal: produzir.

Pensando nisso, vamos dar três dicas para que você possa sempre tirar o máximo do seu dia:

1. PLANEJAMENTO

  • Ter o seu dia planejado e todas as suas tarefas a serem realizadas cuidadosamente programadas ajudará quando surgir uma emergência. Ao organizar suas tarefas, você pode priorizar o que precisa ser priorizado, e ainda poderá reservar tempo para resolver qualquer problema que possa vir a surgir no seu caminho.
  • Planejar também incentiva você a não procrastinar! Sabendo com antecedência o que deve ser feito, você não precisará ficar ainda idealizando qual será a sua próxima tarefa e como ela será feita. O processo já está pronto na sua cabeça, e não há motivos para executá-lo apenas no último minuto.
  • Tome notas. Faça uma lista de tudo a ser feito, ao longo do dia, ver a lista diminuindo cada vez mais, pode ser um incentivo para você continuar firme, forte e o mais importante: focado.
  • Faça uma coisa de cada vez. Tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo resultará em tarefas mal feitas ou até incompletas. Cada tarefa deve receber sua atenção para que possa ser executada e concluída com sucesso.

2. ROTINA OU TAREFAS PADRÃO

Criar uma rotina pode ser de grande ajuda. Caso você não tenha uma grande disciplina, não ter uma rotina pode atrapalhar bastante a sua vida. É comprovado cientificamente que o cérebro humano tem enorme facilidade em executar tarefas padrão. Uma rotina pode economizar horas e tornar o seu dia muito mais produtivo.

3. RESPIRE!

Ter tudo bem planejado e estruturado é essencial para um dia bem sucedido. Porém, manter o foco às vezes pode ser bastante estressante, especialmente para quem não está acostumado e está começando a organizar os seus dias. Para isso, a solução é incluir intervalos entre suas tarefas. Os intervalos são o complemento da rotina: a comunicação entre os neurônios é estimulada quando fazemos algo inusitado, e evita que a subutilização da capacidade do nosso cérebro.

Após finalizar uma tarefa longa e complexa, relaxe por alguns minutos. De nada adianta pular de uma tarefa para outra, quando o seu cérebro está cansado e esgotado. Você não terá disposição para qualquer esforço mental e não conseguirá dar a atenção necessária que as tarefas seguintes possam vir a exigir de você.

Para quem não tem grandes problemas com atenção, ouvir música enquanto trabalha é uma ótima opção para tornar as rotinas mais leves e agradáveis.

E você o que costuma fazer para ter um dia mais produtivo?