O que são os suplementos para treino e quando você deve consumi-los

Uma alimentação adequada aos seus objetivos na academia é, sem dúvida nenhuma, a melhor forma de potencializar o seu treino. Mas como garantir que estamos ingerindo todos os nutrientes que precisamos para ter os melhores resultados? Nessa hora, optar por alguns suplementos para treino pode ser uma boa saída.

A verdade é que os suplementos para treino servem para potencializar os resultados das atividades físicas. Com a correria do dia-a-dia, acabamos pulando refeições ou consumindo alimentos industrializados. Tudo isso pode fazer com que faltem alguns nutrientes e a energia necessária para malhar.

Por isso os suplementos para treino. E a escolha do suplemento deve estar alinhada ao seu objetivo principal.

Os suplementos são completamente diferentes dos anabolizantes, que envolvem hormônios. O nutrologista Alexander Gomes de Azevedo explica que “existe um senso comum de que suplementos fazem mal, de que são ‘bombas’ e podem matar. Mas o que prejudica o organismo é o excesso”. Se consumidos de forma exagerada ou incorreta, podem sobrecarregar rins e fígado, além de causar outras complicações.

No artigo de hoje vamos falar de alguns suplementos para treino e para que cada um deve ser utilizado. Além disso, vamos te dar algumas dicas de como potencializar o seu treino para que você tenha os melhores resultados e no menor tempo possível.

Então, continue comigo e aproveite a leitura.

Suplementos para treino: qual o mais indicado para você

Primeiro, você deve saber que os suplementos para treino devem ser consumidos antes da atividade física. Existem diversos tipos de suplemento e, como falamos, eles devem estar de acordo com o seu objetivo principal.

A maioria das pessoas busca os suplementos para treino como uma forma de ter mais energia e assim conseguir um treino mais intenso. Mas também existem os que vão auxiliar na queima de gordura ou na construção de massa magra.

suplementos para treino

Por ajudarem a melhorar a sua performance, pode ser que eles não supram todas as suas necessidades nutricionais. Por isso, é importante adotar uma dieta adequada. Por sua vez, a sua dieta deve condizer também com o horário que você malha.

Ou seja, a partir do horário que você costuma praticar a sua atividade física, traça-se a uma alimentação que supra suas necessidades nutricionais e se estabelece o tipo e a quantidade de suplemento que deve ser consumida.

Outro ponto importante: o que serve para seu amigo, não necessariamente serve para você. Você pode perguntar aos seus colegas de treino qual suplemento eles tomam para saber quais são os mais consumidos no mercado.

Mas entenda, cada um tem um objetivo e um metabolismo diferente, portanto, o suplemento do seu amigo pode não ser o mais indicado para você.

Dito isso, vamos aos tipos de suplementos para treino mais utilizados pelos caras de academia.

#Whey Protein

Atualmente, é um dos suplementos para treino mais consumido por quem malha. O whey é a proteína extraída do soro do leite. Basicamente, este suplemento fornece os nutrientes essenciais que aumentam a performance física e colabora na prevenção de doenças cardiovasculares.

É indicado para quem quer aumentar os níveis de força, o ganho de massa muscular e prevenir o catabolismo (perda de músculos), que ocorre durante um treino mais pesado.

#Albumina

Proteína isolada da clara do ovo, a albumina facilita o ganho de massa muscular e está entre os suplementos para treino com menor custo. Apesar de ser uma proteína de alto valor biológico, sua eficácia ainda é inferior ao whey.

Outo ponto negativo: causa muita flatulência, portanto, não deve ser utilizada por quem não tem a função intestinal equilibrada.

#Estimulantes a base de cafeína

São os famosos termogênicos, que tem o objetivo de acelerar o metabolismo e dar mais energia para o corpo. Esses suplementos para treino ajudam a melhorar o humor e diminuem a sensação de fadiga após a atividade física.

Eles também estimulam o funcionamento cardiovascular, aumentam a performance, aumentam a força e inibem a fome.

Em contrapartida, eles podem gerar uma estimulação excessiva, o que pode ser perigoso. Além e liberar adrenalina em grande quantidade, eles acabam por permitir a prática de exercícios acima dos níveis seguros.

Para evitar que isso aconteça e você acabe lesionando o músculo de uma forma irreparável, você pode substituir termogênicos por suplementos naturais. Alguns suplementos que são indicados para melhorar o desempenho sexual podem ser utilizados também por quem deseja melhorar a performance atlética.

Isso porque por se tratar de um suplemento a base de ervas, ele estimula a produção natural de testosterona no organismo. A testosterona é um hormônio muito importante para homens que desejam perder peso e aumentar o ganho de massa muscular. Ela ajuda o corpo a ter mais força física e também estimula a síntese proteica.

E de quebra, você ainda consegue um aumento da libido e melhorar a sua performance sexual.

Clique aqui e conheça os benefícios dos suplementos naturais

suplementos para treino

#Maltodextrina

Outro dos suplementos para treino de baixo custo, a maltodextrina nada mais é do que um carboidrato de médio índice glicêmico. Ou seja, sua absorção é um pouco mais lenta do que o normal.

A maltodextrina é utilizada como fonte de energia para quem quer dar um gás na musculação. Geralmente, é utilizada por homens que têm um déficit energético ou que necessitam de muita energia para um treino de alta duração e intensidade.

#Creatina

A creatina é um nutriente que já é presente no nosso corpo. Quando nossos músculos se contraem, eles liberam energia por cerca de dez segundos. Para que o músculo continue contraído, é utilizada a creatina.

Ou seja, se faltar creatina, falta energia para completar o exercício. Geralmente, a creatina é indicada para atletas que desejam aumentar a força e melhorar a potência no treino. Ela também ajuda a diminuir o tempo de recuperação, e, consequentemente, você consegue aumentar a carga dos exercícios e tem uma maior explosão muscular.

Como otimizar o seu treino

Um treino muito longo, além de ser prejudicial, pode te fazer perder muito tempo na academia. Além dos suplementos para treino, existem outras coisas que você pode fazer para ter resultados melhores e em menos tempo.

Um treino curto pode facilitar a sua vida. Mas treinar rápido não significa treino fácil, muito pelo contrário. O volume é inversamente proporcional a intensidade, portanto, se você quer um treino curto, precisa pegar pesado.

Mas calma, não vá sair por aí dobrando os pesos dos aparelhos achando que está fazendo um bom negócio. O ideal é conversar com o seu instrutor da academia e pedir a ele que monte um treino de acordo com seus objetivos.

Veja algumas coisas que podem ser feitas:

#Use exercícios multiarticulares

São exercícios que utilizam vários músculos, o que otimiza o tempo e dispensa series longas de exercícios para músculos auxiliares.

suplementos para treino

Por exemplo, se no seu treino você faz supino, pode dispensar a série de bíceps, pois esse músculo já foi exercitado no treino anterior.

#Faça intervalos curtos

Seja para quem tem objetivo de perder peso ou ganhar massa muscular, intervalos maiores do que 1 minuto são desnecessários.

#Tenha Foco

Muita gente reclama que tem um treino muito longo, mas fica mexendo no telefone durante as pausas. É claro que isso vai dobrar o seu tempo na academia.

Mantenha o foco e faça apenas o tempo de pausa necessária para se recuperar antes de iniciar outra série. Manter o foco é fundamental para que você faça um treino rápido, efetivo e seguro

#Meça seus resultados, parsa

Crie uma rotina de acompanhamento para ver como estão seus resultados. Se seu objetivo é perder peso, faça uma tabela de pesagem e anote toda semana quanto você perdeu. Se seu objetivo é ganhar massa muscular, tire suas medidas e vá acompanhando sua evolução.

Você pode também tirar fotos semanais ou quinzenais, para ir acompanhando a mudança física. Isso ajuda para que você tenha um estímulo a mais. Quando vemos o resultado ficamos mais empolgados e isso nos ajuda a não desistir.

Se você já treina e decidiu por começar a usar os suplementos para treino, faça esse acompanhamento para ver como era seu ganho antes e depois dos suplementos. Isso vai te ajudar a saber se o suplemento que você escolheu é realmente o ideal.

E não se esqueça de deixar um comentário nos contando o que você achou desse post. Um abraço e até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *