Sucos detox, conheça mitos e verdades sobre essa sensação

De tempos em tempos, alguns hábitos alimentares passam a tomar conta dos meios de notícia, fazendo a cabeça das pessoas. Em uma época em que a preocupação com a saúde se torna cada vez maior e a interatividade permite uma difusão quase instantânea de informações, o acesso a dietas mágicas ou alimentos milagrosos fica a um clique de praticamente qualquer pessoa.

Uma combinação que está, há algum tempo, sendo alvo dessa discussão é o suco detox. Mas será que existe motivo para isso? Neste artigo nós vamos separar verdades e mitos sobre o consumo da bebida, explicando os seus efeitos. Confira a seguir:

O que são os sucos detox?

Os sucos detox são uma combinação de ingredientes naturais que, teoricamente, tem o poder de ajudar o organismo a eliminar mais facilmente as toxinas que acumulamos com os maus hábitos do dia a dia. Seus componentes favoreceriam a limpeza gástrica, hepática e intestinal, facilitando o processo de desintoxicação do organismo. Por isso ele leva esse nome.

Além disso, a bebida ainda ajudaria a perder uns quilos extras, facilitando a digestão e deixando o corpo mais equilibrado como um todo. Seus ingredientes geralmente são frutas, legumes e ervas, todas pouco calóricas e até diuréticas ou termogênicas.

Existem várias receitas de suco detox e todas podem ser feitas em casa, mas com tanto sucesso, não tardou para que algumas empresas lançassem seus próprios produtos, já embalados, para facilitar a vida dos que não querem ter que preparar a bebida.

Por que existe um frisson enorme sobre seus efeitos?

O frisson que existe em torno do consumo dos sucos detox é facilmente explicado pelas promessas de grandes resultados aos que o consomem. Quem não quer se livrar das toxinas que obtemos no dia a dia, pela alimentação desregrada, ar poluído, cigarro e bebidas alcoólicas, além do estresse das grandes cidades?

A promessa de perda de peso rápida também atrai muitas pessoas, sobretudo aquelas que dedicam muito tempo de suas vidas em academias de ginásticas ou fazendo planos nutricionais mirabolantes. Mas há quem duvide desses benefícios!

Mitos e verdades do seu uso

O consumo dos sucos detox tem, sim, inúmeras vantagens. Essas bebidas contêm apenas alimentos saudáveis, sendo a maioria deles diuréticos, termogênicos e ricos em fibras, vitaminas e minerais. Os alimentos mais utilizados para fazer esses sucos, mesmo nas versões industrializadas, são os mesmos. Em geral, você encontrará frutas como maçã, banana, laranjas, mamão, melão, melancia, abacaxi e, dependendo da opção, verduras e ervas como hortelã. Nas versões caseiras é comum encontrar água de coco na mistura, bem como canela e gengibre.

Definitivamente, os sucos detox são misturas que vão te fazer bem. No entanto, apesar do que indica o seu nome, ele não vai promover uma desintoxicação. Nosso corpo possui mecanismos naturais para isso e a melhor forma de cooperar nesse processo é evitando fazer aquilo que o agride. Cortar comidas industrializadas, cigarro, bebidas, fugir da poluição e evitar o estresse são atitudes muito mais efetivas do que apenas tomar um suco detox.

Outro comportamento perigoso é tentar substituir as refeições pelos sucos: eles são pouco calóricos e faltam em sua composição alguns nutrientes. Portanto, se você quer usá-los como parte de sua dieta, tudo bem, mas não se esqueça de que eles serão apenas um acessório no seu plano alimentar e não podem fazer milagres!

Apesar de todos os mitos que existem sobre a bebida, os sucos detox podem ser um ótimo complemento alimentar, além de uma ser uma opção de lanche durante o dia. Composto por alimentos saudáveis, definitivamente, o consumo desses sucos é recomendável.

Para os que querem se desintoxicar, entretanto, o segredo é um só: reeduque seus hábitos.

E você, já experimentou os sucos detox? Deixe um comentário e compartilhe conosco a sua opinião!

Comentários

  1. dieta Responder

    Não sei mais o que fazer para emagrecer. Me ajuda. Adorei seu site. Conteudo de qualidade e bem organizado. Abraço e sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *