Testosterona: porque esse hormônio é importante o o que fazer quando ele estrá em baixa

A testosterona é o principal hormônio do homem. Ela é responsável pelo desenvolvimento das características masculinas do indivíduo como engrossamento da voz, desenvolvimento da próstata, crescimento dos pelos etc. Por isso, é de extrema importância que seus níveis estejam regulados. Você sabe identificar os sintomas da testosterona baixa?

A testosterona está diretamente ligada à saúde e ao bem-estar do homem. Níveis insuficientes do hormônio podem trazer uma série de complicações para o organismo. Portanto, é preciso ficar atento.

A primeira mudança que os homens costumam notar quando os níveis de testosterona estão baixos é a diminuição do desejo sexual. Isso porque eles desconhecem ou não associam outros sintomas ao problema. São muitos os sintomas da testosterona baixa e é isso que vamos abordar hoje no blog.

A importância da testosterona para o homem

Como falamos no começo, a testosterona é o principal hormônio masculino. Os testículos são responsáveis pela maior parte da sua produção e uma pequena quantidade é produzida nas glândulas suprarrenais.

Nos homens, os níveis de testosterona são até 10 vezes maiores do que nas mulheres, uma vez que para elas o hormônio não é tão significativo.

sintomas da baixa testosterona

Além de ser importante para desenvolvimento do corpo masculino, a testosterona tem papel crucial na síntese proteica. Ela estimula a produção de massa muscular e diminui o percentual de gordura. Como resultado, o homem passa a ter maior força física.

Além disso, a testosterona também tem relação direta com o apetite sexual. Tanto que um dos sintomas da testosterona baixa é a queda na libido e falta de vontade de fazer sexo. Está aí um motivo especialmente relevante para qualquer homem se preocupar, não é mesmo?

Quando o homem pode perceber os sintomas da baixa testosterona

O fato é que a queda nos níveis de testosterona é inevitável. Principalmente por causa da idade.

A parti dos 40 anos o corpo masculino naturalmente diminui o ritmo na produção do hormônio. É a chamada andropausa. Apesar de ser um processo natural do corpo masculino, os sintomas causados pela andropausa são os mesmos sintomas da testosterona baixa.

Há também problemas como o hipogonadismo, ou síndrome do déficit de testosterona. Nesse caso, não está relacionada a idade, mas sim a outros problemas de saúde mais sérios como: infecções, problemas genéticos, excesso de ferro, cirurgias, doenças hepáticas ou renais, ou deficiências nutricionais.

A única forma de ter um diagnóstico confiável dos níveis de testosterona é através de exames de sangue. Porém, conhecer os sintomas da testosterona baixa é crucial para poder solicitar ao médico o exame para verificação.

sintomas da testosterona baixaApós a identificação da queda dos níveis de testosterona, o mesmo médico poderá recomendar tratamentos para normalizar os níveis do hormônio. Em geral, esses tratamento consistem na reposição da testosterona através de comprimidos, adesivos, injeções, entre outras formas.

Há, porém, a opção de suplementos naturais. O uso desses suplementos não necessariamente está condicionado à baixa produção do hormônio. Isso significa que você não precisa estar com a testosterona baixa para tomar o suplemento.

Os suplementos naturais não possuem contraindicações e nem efeitos colaterais negativos, por isso seu uso pode ser incorporado à rotina alimentar sem problema nenhum. Eles estimulam a produção natural de testosterona, consequentemente proporcionando todos os benefícios do hormônio para o corpo e a mente. Clique aqui para saber mais.

Consequências e sintomas da testosterona baixa

Na maioria das vezes, hábitos não saudáveis provocam queda na produção de testosterona. Efeitos colaterais de medicamentos ou doenças também podem afetar a produção natural do hormônio.

sintomas da testosterona baixa

Como explicamos, a testosterona é muito importante para o homem. Portanto, estar com a produção do hormônio em baixa pode trazer graves consequências para o corpo.

Baixa libido e impotência sexual

Com a queda nos níveis de testosterona, não há desejo sexual e a performance na cama acaba ficando prejudicada. Isso quer dizer que, além da falta de vontade de transar, o homem também pode sofrer com impotência sexual ou ejaculação precoce.

sintomas da testosterona baixa

Dificuldade em manter a massa muscular

Lá no começo explicamos que a testosterona também é responsável pela síntese proteica. Portanto, quando os níveis não estão de acordo, um dos sintomas da baixa testosterona é a perda de massa muscular.

Além disso, a baixa da testosterona no organismo vai contribuir para o acúmulo de gordura. Conclusão: você provavelmente vai ficar mais pesado, mais gordo e mais fraco.

Infertilidade

A testosterona é um hormônio sexual e responsável também pela produção de espermatozoides. Sem ela além da contagem de espermatozoides ser significativamente menor, é possível que seus testículos fiquem ligeiramente menores.

Alteração no crescimento dos pelos

O nascimento de pelos em locais tipicamente masculinos, como a barba e outros locais do corpo é seriamente prejudicada pela falta de testosterona. Como resultado começam a aparecer falhas.

Alteração de humor

Falta de disposição, cansaço, fadiga e até mesmo depressão podem ocorrer caso os níveis de testosterona não estejam em alta no organismo.

Problemas cognitivos

A testosterona também atua diretamente no sistema nervoso, por isso, quando baixa, afeta as áreas cognitivas do cérebro, interferindo diretamente na capacidade de concentração e memória.

Distúrbios do sono

Dificuldades para dormir, sono agitado, insônia… todos esses distúrbios podem ser causados devido a baixa de testosterona no organismo.

Além disso, a falta de um sono de qualidade pode trazer outros problemas.

sintomas da testosterona baixa

A maior dificuldade de identificar que há algo errado é porque os sintomas da testosterona baixa podem facilmente ser confundidos com outros problemas. Portanto, se você notou alguns desses sintomas, procure um médico.

Peça a ele um exame de sangue para identificar se os níveis do hormônio estão regulados. Como vimos, a testosterona é importante para a saúde do corpo e da mente.

Um abraço e até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *