Saiba por quê o rugby está conquistando cada vez mais adeptos

Num domingo de manha, eu estava fuçando no blog Rugby De Calcinha e vi uma coisa que me chamou a atenção (21 motivos para sair com um jogador de Rugby – link do artigo aqui), quando eu li aquilo confesso que fiquei empolgado em publicar esse post, afinal, praticar Rugby pode trazer grandes vantagens para nós machos.

Saiba por quê o rugby está conquistando cada vez mais adeptos

As belas imagens do vídeo abaixo, pode deixar você bem animado sobre o esporte.

O Rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, só perde para o futebol. Com 3 milhões de adeptos e presença em aproximadamente 120 países, segundo dados da CBR (Confederação Brasileira de Rugby), o rugby conquista cada vez mais atletas e público e vem ganhando espaço também no Brasil.

Criado em meados de 1820, na Inglaterra, quando um jogador de futebol infringiu as regras do jogo e segurou a bola com a mão, correndo com ela até a linha de fundo do campo do time adversário, o rugby se mesclou às regras do futebol sendo considerado o mesmo esporte durante anos. Somente em 1871 foi fundada a primeira instituição controladora do esporte no mundo, a Rugby Football Union, e as regras do rugby foram oficializadas.

No Brasil o rugby surgiu no final do século XIX e se difundiu principalmente entre a elite. Mas a tendência é que ele se popularize para: melhorar as condições de sua prática no país, já que, somente dez equipes nacionais têm campo oficial para treinar, garantir nossa participação nas Olímpiadas de 2016 e reposicionar Brasil no ranking mundial, que atualmente ocupa a 28ª posição.

bola de rugby

REGRAS

Ao longo dos anos, as regras do rugby já sofreram muitas mudanças, desde número de atletas, jogadas permitidas e pontuação. Mas, atualmente, o jogo tradicional consiste em dois times de 15 jogadores cada, que têm como objetivo fazer a maior pontuação possível no jogo. Os pontos são dados para o time que fizer o try, jogada em que o atleta coloca a bola com uma das dentro da “área de validação” do time adversário, conversão, depois que o jogador faz o try ele pode chutar a bola por cima da trave e entre os postes do adversário, drop goal, chute da bola para que ela também passe por cima da trave e entre os postes do adversário e penalty, ao sofrer uma falta, o jogador pode optar por tentar fazer um chute aos postes no local onde ocorreu a infração.

Como o rugby exige certa brutalidade entre os atletas que se chocam uns contra os outros, é necessário o uso de alguns equipamentos de segurança para evitar lesões, tais como, capacete (Scrum cap), ombreira, caneleira, chuteira e boqueira.

NOVAS MODALIDADES

Existem diversas variações do rugby. Alguns campeonatos estipulam apenas 7 jogadores em cada time, há campeonatos femininos e também a modalidade do rugby de praia que tem grandes chances de crescer rapidamente no Brasil. Já existe na praia de Copacabana no Rio de Janeiro um torneio com muitos adeptos, inclusive estrangeiros que vistam à cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *