6 dicas para causar uma boa impressão na família da namorada

Um dos principais fatores para que um namoro dê certo é o bom convívio com a família da garota. De fato, muitos relacionamentos acabam pela dificuldade em exercer uma boa comunicação com os sogros e os cunhados. É por isso que é importante que algumas ações sejam tomadas desde o primeiro encontro – e também mantida nos posteriores. Tudo isso com o objetivo de fazer a manutenção da união entre você (que é o “estranho no ninho”) e a família dela!

Várias considerações devem ser feitas para escolher a melhor adequação e não complicar a situação. Por exemplo, se os pais de sua namorada forem pessoas mais conservadoras, a atitude liberal e moderna dos namoros de hoje precisa ser controlada.

Para te ajudar nesse momento tenso que é encontrar a família da namorada e tentar causar a melhor impressão possível,  separamos algumas dicas preciosas. Vem conferir:

Boas maneiras desde o princípio

Ninguém quer insinuar que te faltam boas maneiras, mas é normal que algumas reações surjam em momentos de ansiedade (como o famoso “frio na barriga”), e elas podem nublar algumas ações corriqueiras e necessárias como o tradicional aperto de mão. Busque contornar essas situações e não deixe que elas te impeçam de cumprimentar devidamente todas as pessoas presentes na casa da garota.

Ao sentar, não se esparrame no sofá. Não fique muito calado, mas não fale pelos cotovelos. E só demonstre maior intimidade depois de capturar a confiança de todos. Tentar buscar um equilíbrio nas atitudes é a chave para se sair bem!

Evite o quarto da namorada

O último cômodo a visitar na casa é o quarto da sua namorada. Fique bem longe dele antes de perceber que têm todos na palma da mão. Mesmo se ela o convidar, evite.

Ir até o quarto dela antes da hora pode gerar uma impressão muito ruim em um primeiro momento, então o melhor mesmo é aguardar. Calma que a hora certa vai chegar!

Não fuja das perguntas complicadas

Algumas famílias já gostam de saber quais são “seus planos para com a sua filha”. Por mais que a atitude seja retrógrada e um tanto quanto assustadora, é importante responder as perguntas sem sair pela tangente.

E, se o namoro for mais curtição, não demonstre isso na frente dos pais dela. Respeito é bom e todos gostam. Nenhum pai quer ver alguém em sua própria casa que só está com sua filha para aproveitar o tempo nos finais de semana.

Antecipe também as perguntas difíceis referentes a você, coisas como o que faz e quais são seus planos para estudo e futuro profissional. Isso sempre ajuda!

Questione também

O que o pai da sua namorada faz? O que a mãe dela faz? Se não sabe, pergunte. Se já sabe (porque sua namorada te falou antes), pergunte novamente diretamente a eles.

Essas perguntas, típicas de reuniões de família, ajudam a movimentar o papo. Faça questionamentos, (agradáveis, claro) sobre a sua namorada também. Se fizer as perguntas corretamente e com jeito, no final saberá para qual time seu sogro torce e estarão falando de futebol.

Vista-se adequadamente

Não há necessidade de abandonar seu estilo único de ser, porém, se puder adequá-lo a situação, ajudará bastante. A roupa é sempre a primeira impressão que uma pessoa causa ao chegar em qualquer recinto. Vista-se bem!

Seja você mesmo, mas tenha calma ao expressar isso

Este artigo nem existiria se o segredo para conquistar a família da sua namorada fosse apenas ser 100% você mesmo. Afinal, ninguém sabe melhor sobre ser você do que você, certo?

Se fosse tão simples assim, no entanto, tantos homens não teriam dúvida ou receio algum para se apresentarem na casa das namoradas. Sim, é importante mostrar quem você é, mas por etapas – e com calma. Não há necessidade de dizer logo de cara sobre quantas tatuagens possui ou sobre as suas ideologias políticas e de vida, por exemplo.

A dica é começar com coisas simples como quem são seus pais, seu bicho de estimação, comidas preferidas e outros tópicos desse gênero. Assim, o processo fluirá muito mais naturalmente e sem traumas.

E aí, tem outras dicas para causar uma boa impressão diante da família da namorada? Alguma estratégia já te ajudou a “sobreviver” a esse momento? Comente!