Como o excesso de peso atrapalha o desempenho sexual e o que fazer para resolver o problema

O homem brasileiro está ganhando cada vez mais peso. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 50,8% da população brasileira está em sobrepeso. Dentro desse contingente, aproximadamente 17,5% podem ser considerados obesos. E além de várias complicações, o excesso de peso atrapalha o desempenho sexual também.

Um estudo da SBU – Sociedade Brasileira de Urologia –  feito com 5 mil voluntários homens, apontou que dos 51% que estão acima do peso, 37% fazem uso de remédios para ereção.

As consequências do excesso de peso são muitas, e elas têm grande impacto não só na vida sexual, mas na saúde em geral. Por exemplo, homens acima do peso têm maior propensão a desenvolverem doenças cardíacas.

Existem diversos estudos que mostram como o excesso de peso atrapalha o desempenho sexual e estabelecem uma ligação entre a obesidade e disfunção erétil. Pesquisadores da universidade de Nápoles, na Itália, acompanharam um grupo de homens obesos e sedentários que apresentavam quadro de impotência sexual.

Aqueles que aliaram a prática de atividade física com dieta e perderam peso apresentaram uma melhora significativa no desempenho. Ao contrário do outro grupo, que não apresentou melhora nenhuma.

Além de problemas físicos, há também problemas psicológicos que podem ser causados pela obesidade e que também afetam o desempenho sexual.

Como a testosterona melhora o desempenho sexual

O excesso de gordura prejudica a produção de testosterona. Logo, aumentar a testosterona no organismo pode ter o efeito contrário. E é isso mesmo.

Um dos benefícios da testosterona para o homem é potencializar a queima e gordura. Isso porque ela auxilia na construção de massa muscular, processo que demanda energia. Consequentemente, para ter essa energia o corpo queima gordura.

Portanto, podemos afirmar que a testosterona é o principal hormônio envolvido na queima de gordura. Dito isso, fica a dúvida: é possível aumentar os níveis de testosterona?

Sim, é totalmente possível. Na verdade, o ideal é que os níveis fiquem equilibrados, nem a mais, nem a menos. Assim como a baixa, o excesso de hormônio também pode fazer mal para o corpo.

Uma forma eficiente de manter os níveis de testosterona regulados é através de suplementos naturais. Esses suplementos são feitos com frutos e ervas que incentivam o próprio corpo a produzir naturalmente mais testosterona e a manter o hormônio equilibrado.

excesso de peso atrapalha o desempenho sexual

Como consequência, outros benefícios para a saúde e para o desempenho sexual como ganho de energia, melhora da performance atlética, aumento da libido e da performance na cama podem ser notados quase que imediatamente.

Os suplementos naturais não possuem contraindicação e tampouco efeitos colaterais negativos. Por isso, eles podem ser consumidos por qualquer homem. Para conhecer mais sobre os suplementos naturais, clique aqui.

Além dos suplementos, existem outras formas de reposição de testosterona. Porém, elas não são aconselháveis. Por se tratar de um hormônio sintético, elas podem fazer com que seu organismo deixe de produzir a testosterona natural, prejudicando todo o funcionamento do corpo.

Excesso de peso atrapalha o desempenho sexual: mito ou verdade?

Totalmente verdade. Mas como isso acontece?

Tecnicamente, o excesso de peso por si só não deveria atrapalhar o desempenho sexual. Mas o problema maior são as consequências da gordura no corpo. Por exemplo, muita gordura no sangue atrapalha a circulação sanguínea, principalmente nos vasos capilares, que são mais finos. Como o pênis é repleto desses vasinhos, isso impede que o sangue seja bombeado corretamente para o membro, dificultando a ereção.

Outro fato que comprova que o excesso de peso atrapalha o desempenho sexual são as alterações hormonais causadas por ela. A obesidade compromete o equilíbrio do organismo e causa desajustes fisiológicos.

A gordura acumulada na barriga ajuda a produzir estrogênio, cortisol e leptina, substâncias que inibem a fabricação de testosterona. Por sua vez, a testosterona tem um papel importantíssimo no desempenho sexual masculino e na libido. Dentre os diversos problemas ocasionados pela baixa testosterona, você simplesmente perde a vontade de fazer sexo.

excesso de peso atrapalha o desempenho sexual

Além disso, se o casal estiver acima do peso, o sexo em si acaba ficando mais difícil. Algumas posições podem tornar-se incômodas ou mais complicadas. E o excesso de gordura abdominal dificulta a penetração.

Logo, temos também os aspectos psicológicos do problema. Quando o homem está acima do peso, o pênis aparenta ser menor, o que afeta profundamente a confiança masculina.

A obesidade está relacionada à depressão e à baixa autoestima. Homens acima do peso têm uma autoimagem corporal negativa e acabam por sofrer com insegurança e ansiedade. Esses fatores podem interferir tanto no desejo quanto na performance sexual.

Entre em forma

Bom, se o excesso de peso atrapalha o desempenho sexual, a resposta para o problema é bem simples: livre-se do peso extra!

Claro, falar é sempre mais fácil do que fazer. Principalmente porque sabemos que perder peso é, muitas vezes, mais difícil, do que ganhar. Mas nada é conquistado sem sacrifícios, não é mesmo?

O primeiro passo é adotar hábitos mais saudáveis. Comece pelo seu dia-a-dia: use mais escadas e menos elevador, desça do ônibus um ou dois pontos antes do seu, ou estacione o carro mais longe.

Mude também a alimentação: coloque mais cor no seu prato, deixe de lado alimentos processados, dê preferências a bebidas naturais como sucos de fruta e água, e menos para refrigerantes ou bebidas industrializadas.

Em seguida, busque praticar uma atividade física. Academia, corrida, caminhada, futebol às terças-feiras… algo que você sinta prazer em fazer.

Vimos que a testosterona é um hormônio muito importante para o desempenho sexual, e atividades de força como musculação, ajudam a aumentar a produção natural dele no corpo. Alimentos ricos em magnésio, zinco, vitaminas A, D e E também são ótimos para isso.

excesso de peso atrapalha o desempenho sexual

O segredo é alinhar a prática de atividade física com alimentação adequada e complementar com os suplementos. Dessa forma você conseguirá se livrar do excesso de peso de maneira saudável e ganhar mais qualidade de vida.

Outro hábito importante, mas que poucos homens levam a sério: vá ao médico. Tenha o hábito de fazer consultas de rotina, e pelo menos uma vez ao ano, um checkup. Prevenir é melhor do que remediar e, nesse caso, o ditado está mais do que certo.

Manter a saúde em dia é fácil, e levar uma vida saudável só traz benefícios.

Um abraço e até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *