Vestindo com estilo: macho vestido para o trabalho

O macho que nunca ficou em dúvida de qual roupa usar para trabalhar, que atire a primeira pedra! Hoje em dia, os homens têm diversas opções para se vestir e isso, às vezes, pode tornar a escolha um pouco difícil ou mesmo dar uma certa preguiça naqueles que não entendem e não gostam de moda.
Mas o negócio é o seguinte: um homem elegante deve saber sim se vestir bem para ir trabalhar, não tem jeito!

E para tornar as suas escolhas sempre acertadas e esse processo mais fácil, separamos algumas dicas que você pode descobrir a seguir. Confira:

Adaptando-se ao ambiente de trabalho

A primeira coisa que você deve pensar antes de escolher roupas para o seu dia a dia é no seu ambiente de trabalho. Por exemplo: você trabalha em um escritório de advocacia ou em uma empresa multinacional em alguma região industrial? Em uma agência de publicidade ou em repartição pública?

É importante entender isso, pois cada ambiente de trabalho tem certos códigos e normas para se vestir que devem ser seguidos. O advogado, por exemplo, terá que priorizar roupas formais e possivelmente usar uma gravada; o publicitário, por outro lado, poderá usar uma roupa mais despojada. Portanto, a primeira regra aqui é: não se destoe do lugar onde trabalha para não ficar parecendo um peixe fora d’água.

Como se vestir em um ambiente formal

Resumidamente, um look formal é definido principalmente pelo uso da camisa social, um tipo de roupa que não sai de moda além de ser muito usado por homens no ambiente de trabalho. A questão aqui é: qual tipo de camisa escolher? Bem, se você não quer errar, opte sempre por camisas lisas (de uma só cor), com mangas longas – e tente usá-las esticadas, se você as dobrar até o cotovelo a formalidade da composição vai por água a abaixo.

Nesse caso, opte sempre por comprar uma peça feita de algodão, um tecido leve que dá mais mobilidade. Outras cores de camisas sociais indicadas são: branca com listras pretas discretas, azul e amarelo.

Nesse tipo de visual, a gravata não precisa necessariamente entrar na composição, depende muito de seus compromissos do dia. Se for usar, tente usar gravatas finas e com estampas pequenas e cores frias. Um blazer é muito bem-vindo e deve ser usado sempre respeitando a temperatura. Se tiver que comprar um, escolha o preto, pois ele irá funcionar com praticamente todas as cores.

A calça deve ser de linho e de cores escuras para manter o tom sério. Os sapatos devem ser formais, pretos ou marrons. Aqui, opte sempre por um modelo clássico, como derby ou brogue.

Nota importante: muitas machos ficam com dúvida sobre a questão de colocar a camisa para fora ou para dentro da calça. No caso de ambiente de trabalho, opte sempre por colocá-la para dentro, pois assim você demonstrará mais seriedade e profissionalismo.

Deixe para usar a blusa para fora da calça somente quando estiver na balada!

Como se vestir no traje esporte fino

Caso seu ambiente de trabalho não exija um traje formal, a melhor opção é usar o famoso esporte fino. Nesse tipo de composição, peças como suéteres, cardigãs e blazers sobre uma camisa são bem-vindas.

Na parte debaixo, a calça jeans também é permitida. Mas, para não fazer feio, escolha sempre uma lavagem normal, sem cores ou detalhes demais. Para os pés, sapatos, mocassim ou no estilo docksidesão boas opções.

Nota importante: nunca use sapatos da mesma cor que cintos. Sempre procure harmonizar as cores, como preto e marrom.

Como se vestir em ambientes casuais

Em alguns locais de trabalho é permito trabalhar de forma casual. Se esse é o seu caso, nossa sugestão é optar por peças que te deixem à vontade, mas sem passar a imagem de que você está pouco se preocupando com o que veste.

Nessa situação, as camisas polo são boas escolhas por manterem um equilíbrio entre o sério e descontraído. A calça, mais uma vez, pode ser jeans, mas sem lavagens. Tente manter as opções de sapatos mais confortáveis, como os citados acima. E evite tênis esportivo a todo custo, ele só empobrece o seu visual para o trabalho.

E agora, já se sente mais confiante para escolher sua roupa de trabalho? Qual dos estilos citados acima tem mais a ver com você? Comente e vamos continuar esse papo!

Guia moda para homens