Entenda a relação de estilo entre o macho e o relógio

Há muitos anos o relógio faz parte da vida do homem, seja para checar o tempo ou controlar os afazeres do dia a dia. Porém, no mundo moderno, este acessório ganhou uma nova função muito importante: proporcionar maior estilo ao macho alfa.

Além do estilo, o relógio de pulso serve para conferir atitude e status ao homem e demonstrar sua personalidade. Este item está para o figurino masculino assim como brincos e colares estão para as mulheres. Porém, ambos devem estar adequados às ocasiões e aos demais itens do vestuário.

Por isso, neste post vamos mostrar a relação entre o relógio e o estilo masculino para você não fazer feio e escolher o acessório ideal para cada momento de sua vida. Confira:

Um acessório moderno e versátil

Antigamente, os relógios de pulso eram itens básicos, que serviam somente para marcar as horas e nada mais. Os modelos atuais, além de diversos designs, tamanhos, cores e materiais, também contam com funções distintas, como cronômetro, medidor de profundidade, resistência à água, luzes de fundo coloridas, entre outras.

E exatamente por conta de todas essas variações é preciso ter muito cuidado ao combinar esse tipo de acessório com as peças de roupas. Um relógio grande, com pulseira colorida e com medidor de profundidade não combina com um terno e também não é um acessório para ser utilizado em uma reunião empresarial ou de negócios, por exemplo.

O relógio certo para cada ocasião

Em ambientes formais de trabalho opte por modelos mais sóbrios e clássicos, com marcador analógico, visor médio, sem muitas cores espalhafatosas, e pulseira de couro ou de metal. Sempre que possível tente combinar o relógio com as cores ou detalhes de seu terno, gravata ou demais acessórios, como cinto e sapatos.

O mesmo princípio vale para jantares, coquetéis, casamentos, recepções e formaturas. Porém, esse tipo de evento “permite” uma menor formalidade nos trajes e também nos relógios, podendo optar por tamanhos um pouco maiores, com mais cores e feitos de outros materiais como borracha ou de fibra de carbono.

Nos casos de ocasiões totalmente informais, como passeios em família, festas infantis, churrascos com os amigos, baladas ou barzinhos, o acessório fica a seu critério. Combine-o de acordo com suas vestimentas e seu estilo.

Agora, se você for correr, surfar, escalar uma montanha ou saltar de paraquedas, opte por um relógio esportivo mais resistente, de preferência emborrachado e à prova d’água, com diversas funcionalidades para marcar, checar ou registrar aquilo que achar necessário.

Tome alguns cuidados

Neste tópico vamos mostrar duas dicas. A primeira é quanto ao tamanho do relógio. Adote o princípio da proporcionalidade. Use um relógio proporcional ao seu corpo. Ou melhor, ao seu braço. Um com visor “cebolão”, daqueles bem grandes, não cai bem em alguém com o braço magro e fino. Do mesmo jeito, um relógio muito pequeno não fica legal em um pulso mais grosso.

O segundo conselho fica por conta da manutenção dessa peça. Procure sempre por um especialista, um relojoeiro ou relojoaria, de preferência. Não tente fazer consertos, trocar a bateria e, principalmente — este é um erro muito comum —, ajustar a pulseira em casa. Isso pode provocar danos permanentes e irreparáveis ao seu relógio.

O ajuste da pulseira, por sinal, não deve ser tão largo e nem tão justo. Ela deve permitir uma certa mobilidade no punho para proporcionar mais conforto e evitar que o suor danifique o seu material.

E você, caro leitor, qual o seu estilo de relógio preferido? Qual usa nas ocasiões mais especiais? Deixe seu comentário abaixo e não deixe de visitar nossa página para acompanhar todas as tendências do mundo masculino. Até a próxima!

 Guia moda para homens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *