Aprenda quais os melhores ternos para cada ocasião

Ternos são itens indispensáveis no guarda-roupa masculino, principalmente para determinadas profissões como advogados e executivos. Mesmo para aqueles que o utilizam  poucas vezes ao ano, sempre haverá uma ocasião especial, um casamento, uma reunião de negócios importante, uma entrevista de emprego ou um evento de gala em que precisarão tirar esta peça da gaveta.

Por isso, todo homem que se preze deve ter, pelo menos, um conjunto — calça e paletó — em seu armário. E para evitar erros no figurino, neste post vamos mostrar em quais ocasiões devemos utilizar cada tipo de terno e por que. Confira:

Claros

Usar ternos escuros durante o dia, ainda mais em cidades quentes e no verão, é algo desumano e totalmente contraindicado. O correto é optar por cores claras como o cinza e o bege, ou médias, um cinza mais escuro, bege mais puxado para o marrom ou caqui.

Além de esquentar menos, os ternos claros são ideais para o cotidiano, pois conferem um ar mais informal ao executivo, mas sem perder a elegância. Para proporcionar um maior conforto ainda, opte por aqueles feitos com tecidos mais leves.

Escuros

Ternos azuis-marinhos e pretos são os mais recomendados para ocasiões noturnas, como festas, eventos e casamentos, pois dão uma maior sobriedade, e para o inverno ou cidade mais frias, onde temperatura é mais amena.

Os ternos escuros são facilmente combináveis com acessórios, como sapatos e cintos, de mesma cor, e dificilmente ficam ruins com quaisquer cores de camisa social. Apenas deve-se tomar cuidado para não haver conflito entre as estampas dos itens.

Curinga

Se você é daqueles que usam terno vez ou outra no ano, prefira os chamados “curingas” ou multifuncionais, que facilmente combinam com todos os tipos de cores de camisa e acessórios, e podem ser utilizados tanto de dia quanto de noite.

Nesses casos, o mais apropriado é o cinza, que possui diversas tonalidades é considerado uma cor neutra em relação as demais. Porém, muitos homens também escolhem o azul-marinho e, sobretudo, o preto, mais fácil de combinar, mas que é indicado para ocasiões noturnas.

Risca de giz

Caso queira dar um tom mais chique e sofisticado ao seu traje para uma ocasião especial, aposte em um terno risca de giz, aqueles com listras verticais finas.

Além da elegância, esses ternos também alongam a silhueta masculina, dando a impressão de um homem mais alto e magro.

E tome cuidado para a estampa da gravata não atrapalhar a combinação de seu vestuário. Por isso, opte por uma lisa.

Slim Fit

terno-slim-fit

Esse modelo é uma das novas tendências da moda. Mais moderno, ele foge dos tipos tradicionais de terno e são normalmente utilizados por executivos e homens mais jovens.

Como esse terno é feito sob medida para ajustar-se ao corpo de seu usuário, ele não é recomendado para aqueles com muita variação de peso, que vivem sob o “efeito sanfona”, pois o traje pode ficar marcado e causar desconforto.

Entretanto, até os mais gordinhos podem usar esse tipo de terno, que possui um corte mais acinturado e modelado ao corpo.

Lembre-se de que os ternos sempre devem estar sob medida e confortáveis. Por isso, antes de qualquer evento importante, tire o seu do armário e experimente-o para verificar se ele ainda está alinhado ao seu corpo. Se não, leve a um especialista para fazer os ajustes necessários.

Outro ponto que nós homens nos descuidamos bastante são as combinações. Muito cuidado ao compor um traje com vários itens: terno, camisa, gravata, sapatos e cinto. Um pequeno deslize e toda a elegância da roupa pode ficar comprometida.

Caso tenha alguma outra dica, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima e boa escolha!

Guia moda para homens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *