Os 7 Alimentos para Ganhar Peso com Mais Saúde

Os 7 Alimentos para Ganhar Peso com Mais Saúde
5 (100%) 2 votes

Neste artigo, vamos falar exatamente disto, ou seja, como você ganha peso de uma forma saudável, os alimentos mais indicados, como ganhar massa muscular e engordar sem ter que, necessariamente, prejudicar o seu corpo.

É muito comum as pessoas associarem uma vida alimentar mais saudável com a perda de peso. Mas isto não é válido para todas as pessoas. Existem situações em que o ganho de massa muscular e até mesmo de uma certa gordurinha se fazem necessários.

Muitos atletas lidam inclusive com este problema. E na internet, por exemplo, é muito fácil de se encontrar dietas e segmentos alimentares que visam perder peso. No entanto, dieta para engordar, você encontra poucas.

Dieta para Engordar: Porque ganhar peso?

São diversos os motivos ligados à necessidade de ganho de peso. A maioria deles estão associados à atletas e esportistas que precisam ganhar peso e massa muscular rapidamente.

Existem pessoas também que possuem uma taxa metabólica muito alta, ou seja, queimam tão rapidamente as calorias que consomem que passam a ter falta de peso e até, em alguns casos, desnutrição.

Os alimentos em geral nos fornecem energia, as calorias, que precisam ser gastas equilibradamente. Se você não gasta, engorda; se gasta muito rápido, pode emagrecer e ter até problemas de saúde.

Todos nós tentamos ter um equilíbrio entre consumir e gastar. Só que dependendo do seu trabalho, de sua profissão, de sua atividade do dia-a-dia você pode precisar emagrecer, porque não consegue gastar as calorias que absorve.

E para emagrecer terá que fazer dietas alimentares, exercícios físicos, etc. Ao contrário, também é tudo válido, ou seja, dependendo do seu trabalho, de sua profissão, de sua atividade do dia-a-dia você não consegue reter calorias e energia suficientes.

Neste caso, terá que procurar dietas alimentares para engordar, exercícios físicos voltados ao ganho de massa muscular e, se tiver um metabolismo muito acelerado, precisará de um acompanhamento de um nutrólogo e possivelmente terá que tomar suplementos.

No site IMIRANTE.COM, o nutrólogo Carlos Alberto Almeida esclarece inclusive que “ganhar peso não é a mesma coisa que engordar”. É muito importante ter esta ciência ao tentar ganhar mais peso.

Engordar é fácil: difícil é emagrecer!

Não é bem assim! E quem precisa engordar sabe da dificuldade que é ganhar peso. Não estamos falando de comer todo e qualquer tipo de alimento, aqueles gordurosos, com pouquíssimos nutrientes ou vitaminas.

Estamos falando de alimentos que podem lhe dar um ganho substancial de peso, até da chamada “gordura boa”, e ao mesmo tempo lhe auxiliar no seu condicionamento físico e ganho de massa.

As pessoas confundem isso e é um erro muito comum, pois quando tentam ganhar peso, o fazem comendo alimentos calóricos sem qualquer valor nutricional, levando à uma condição física ruim, ganhando apenas massa gorda.

Naturalmente nosso corpo sempre irá tentar guardar gordura. Esta gordura é uma reserva natural, caso falte alimento mais tarde. Nosso organismo funciona desta maneira, mas há o pressuposto de que você irá gastar a energia acumulada.

E exatamente para falar de massa muscular, a nutricionista Flavia Cyfer deu dicas de receitas muito interessantes em uma reportagem de 2016 no GSHOW.COM. Confere a reportagem que pode lhe acrescentar muito.

Qual a diferença entre massa muscular e massa gorda?

É preciso ter bem o entendimento destas duas massas e para que serve cada uma delas. O site HOMEMDESAUDE.COM mostra, inclusive, 4 formas para se aumentar a massa muscular e ganhar peso de maneira saudável.

E porquê de maneira saudável? Porque é diferente ganhar peso e massa muscular de ganhar gordura apenas. A chamada massa gorda nada mais é do que gordura.

dietas para engordar

Ela pode ser simples, localizada, uma celulite qualquer, etc. Ou pode estar concentrada, em grandes proporções, na barriga, por exemplo. Uma ou outra, tanto faz, é gordura e, em excesso, faz mal.

A massa gorda, por incrível que pareça, tem um papel fundamental no nosso organismo, que é a proteção de nossos órgãos. O problema é quando esta “massa gorda” está em excesso, podendo trazer riscos à saúde.

Uma pessoa, por exemplo, ao precisar de ganho de peso, pode estar precisando de ambas as massas: a muscular e a gorda.

Dieta para Engordar: Os 7 alimentos que engordam de maneira saudável

Os alimentos que estarão nesta lista visam fazer com que você ganhe peso de maneira saudável, mas de uma forma generalizada. Se você pretende ter um condicionamento físico e ganhar exclusivamente massa muscular, consulte o site MACHOEMSERIE.COM que conta com uma matéria exclusiva sobre isso.

As carnes:

Como as carnes são ricas em proteínas, necessárias para um melhor condicionamento muscular, são super recomendadas. No entanto, prefira sempre as carnes magras como:

  • Frango;
  • Peru;
  • Peixes;
  • Carnes vermelhas: Músculo, Patinho, Maminha, Filé mignon, Coxão duro, Lagarto, Coxão mole, etc. Pode esquecer da picanha, ela é muito gorda.

Os ovos:

O ovo é sim o melhor amigo de quem pretende engordar, e deve fazer parte de qualquer dieta para engordar. Em apenas um único ovo você encontra 70Kcal, 5g de gordura mais 6g de proteínas. E o ovo vai bem com quase tudo: ele sozinho, acompanhando no almoço, com bife (o famoso bife a cavalo), etc.

Os ovos são indicados inclusive para quem quer e precisa ganhar massa muscular. Quer outras dicas para ganhar massa muscular? Então confere 5 delas MACHODEVERDADE.COM.

As nozes:

Como os ovos, as nozes são também muito eficazes quando o assunto são dietas para se ganhar peso. E existem vários tipos de nozes, à sua escolha:

  • Noz;
  • Amendoim;
  • Amêndoas;
  • Pistache, etc.

O leite:

O leite também é um alimento importante no ganho de peso. As proteínas fornecidas pela bebida colaboram para a construção dos músculos e fornecem gordura saturada, que aumenta significativamente a testosterona, influenciando diretamente no crescimento muscular.

Um ou dois copos ao dia são suficientes.

As Frutas:

Você pode não acreditar, mas algumas frutas possuem muitas calorias. Além disso, elas são saudáveis, fornecem vitaminas e minerais, são fáceis de consumir e é difícil alguém não gostar delas, principalmente porque a variedade de opções e sabores é grande.

O Feijão:

O feijão é mesmo o alimento mais fácil de ser consumido, quando se pensa em uma dieta para engordar, afinal, ele está presente no prato da maior parte dos brasileiros e muitos, inclusive, não comem sem ele.

Eles possuem nutrientes importantes para a massa gorda e até para a massa muscular. Uma porção no almoço, todos os dias, é o suficiente.

Os Grãos:

É claro que estamos falando dos grãos integrais. Eles são ricos em carboidratos integrais que são alimentos perfeitos para engordar e ganhar massa, além de serem nutritivos. Você pode usar, por exemplo, granola com leite, adoçado com mel.

O mel, inclusive, também é ótimo para engordar. Use-o para adoçar tudo que quiser.

Se quiser outras dicas sobre como ganhar peso, confira uma reportagem no site TERRA.COM onde especialistas mostram outras 6 possibilidades de ganho de peso com os alimentos.

 Engordar não dá celulite e gordura localizada?

Não se você comer os alimentos certos, que engordam de forma saudável e nutritiva. Como já dito no começo deste artigo, comer alimentos calóricos sem qualquer ou nenhum valor nutricional, leva ao ganho apenas de massa gorda, o que é ruim.

No vídeo abaixo, a médica Tatiana Zanin Fala sobre engordar de forma saudável, evitando celulite ou gordura localizada! Confira:

Gostou do artigo? Então compartilha com mais alguém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *