Mulher na TPM: 7 dicas para saber lidar




A Tensão Pré-Menstrual, a famigerada TPM, é algo que mexe bastante com o humor das mulheres, uma vez que está diretamente ligada à queda de produção dos hormônios produzidos por elas.

Mas é claro: isto também afeta os homens, pois neste período elas ficam mais sensíveis, irritadiças, mal-humoradas e agressivas. E, quando se trata de nossa namorada ou esposa, certamente essa oscilação de temperamento sobrará para a gente.

Isso ocorre porque no período que antecede a menstruação a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar e do bom humor, sofre grande queda, deixando-as mais tristes, tensas, desanimadas e loucas por comidas, que atenuam os sintomas e compensam a queda hormonal.

Por conta disso, somos obrigados a adotar algumas técnicas para “sobreviver”, e este é justamente o objetivo deste post. A seguir, vamos listar 7 dicas para você passar ileso todo mês por esse “desafio”!

Evite o confronto

Apesar da TPM ser temida por todos os homens, nem toda as mulheres viram “monstros” durante este ciclo. Entretanto, não dê chances ao azar.

Evite qualquer tipo de confronto e tocar em assuntos mais delicados para não desencadear discussões. Comentários engraçadinhos também devem ser deixados de lado e, de maneira nenhuma, discorde dela nesse período!

Não mencione a TPM

Independente do que aconteça, jamais atribua tal fato à TPM. A  maioria delas, apesar de saber, não admite aos outros que a TPM as deixa fora de controle e tem efeito direto em suas vidas. Por isso, releve praticamente tudo e finja que nada de “errado” está acontecendo.

Evite compromissos

Quando uma mulher está na fase da TPM, o que ela menos deseja é aparecer em público. Mal humorada, dolorida e, em muitos casos, certa de que é a mais feia do universo, ela com certeza não vai estar muito a fim de fazer o social com ninguém por aí. Se for o caso, opte por receber visitas em casa. E, independente do evento – seja em casa ou fora -, sempre a consulte antes para evitar brigas.

Ajude-a com os afazeres

Dar uma aliviada nas tarefas domésticas dela também são uma boa alternativa para mantê-la calma e contente com você. Além disso, nesta fase elas estão mais para baixo, mais preguiçosas e nem sempre dão conta de tudo. Por isso, sempre que possível, a ajude nas tarefas do lar e, principalmente, nas que exijam esforços físicos.

Estimule-a fazer atividades físicas

Uma boa forma de amenizar e até combater a TPM é praticar atividades físicas. Calma, ela não precisa correr uma maratona para essa “tensão” passar! Mas uma caminhada no parque, exercícios aeróbicos, natação ou praticar stand-up paddle – todas atividades de baixo impacto – são excelentes para reduzir a ansiedade, a depressão, o estresse e melhorar a autoestima.

Colabore com a “dieta” dela

Nessa época do mês, a “dieta” dela pode variar de uma barra de chocolate inteira até meia pizza à portuguesa. Não reprove e nem faça comentários a respeito disso. Será melhor para você! Faça companhia, abra uma cerveja e aprenda a adaptar-se a isso. É passageiro!

Programe-se para a TPM dela

Uma boa dica para evitar brigas sem necessidade e sem saber o porquê é ficar atento ao período que antecede a menstruação da sua gata – normalmente esses ciclos duram 28 dias. Marque no calendário ou na sua agenda sem deixar que ela descubra ou brinque com a situação quando esta fase já tiver passado. Mas fique esperto: muitas mulheres têm intervalos irregulares. O melhor a se fazer é prestar atenção nas alterações de humor dela.

Com essas dicas não tem erro, meu caro! Fique esperto e procure ter muita calma e paciência para evitar brigas à toa e mágoas. Com o passar do tempo você se acostuma e fica craque em superar essas crises.

Caso tenha alguma outra boa técnica para superar este período agitado, deixe seu comentário e compartilhe suas ideias com a gente!