Cortes de Cabelo Masculino: descubra as tendências para 2019

Cortes de Cabelo Masculino: descubra as tendências para 2019
5 (100%) 1 vote

O cabelo é a moldura do rosto. E se você está pensando em mudar o visual em 2019, vale a pena conferir as tendências de cortes de cabelo masculino para o ano que vem.

O homem moderno tem se mostrado cada vez mais preocupado com a aparência. E com razão, afinal, essa é a forma mais eficaz de atrair os olhares femininos. Além disso, estilo é uma das marcas de um verdadeiro Macho Alfa.

A preocupação com o cabelo, no entanto, acompanha o homem desde sempre. Claro que hoje existe uma infinidade de tipos de cortes de cabelo masculino. Na verdade, o corte de cabelo, assim como a roupa, se tornou uma forma de exteriorização da personalidade masculina. E o que permite isso hoje é a liberdade de expressão.

Tem um vídeo muito divertido no YouTube que mostra a evolução dos cortes de cabelo masculino ao longo dos últimos 100 anos.

Mas nem sempre o padrão de beleza foi tão abrangente como é hoje. Até no vídeo mesmo ele mostra que nos anos 2010 o que fazia sucesso era o coque masculino, estilo lenhador urbano. Mas nós sabemos que havia uma vasta gama de opções.

Então se você é um cara ligado em moda (e se não for também), vale a pena continuar lendo para aprender a identificar qual o formato do seu rosto e qual tipo de corte combina mais com você. Além de algumas dicas extras para cuidar da sua juba.

Tipos de rosto masculino

Antes de escolher o corte de cabelo, tenha certeza que ele vai combinar com o seu rosto. Por quê? Porque você não quer parecer com uma testa maior do que ela realmente seja, ou ficar com a cabeça igual uma moringa, só por isso.

Infelizmente nem todos os cortes de cabelos masculino são para todos. É chato isso, mas é a vida.

Então, para identificar o formato do seu rosto, tire uma selfie de frente, com o cabelo puxado para trás. Observe, então, o perímetro do seu rosto e tente identificar qual figura geométrica se encaixa ali. Compare seu queixo e sua testa: eles são da mesma largura ou seu queixo é mais fino?

Atenção também às bochechas: elas são saltadas? Para te ajudar, veja no desenho abaixo os tipos de rostos masculinos:

cortes de cabelo masculino

Feito isso, vamos ao que interessa:

Tendência 2019: cortes de cabelo masculino

Pronto para tosar as madeixas?

Fauxhawk (falso moicano para quem é BR)

Esse estilo é bastante ousado e feito para o homem cheio de personalidade. No geral, fica bom em qualquer tipo de cabelo, mas os cacheados ganham um caimento diferente.

Como o nome diz, ele é um falso moicano, então para dar o efeito certo você faz um moicano mais grosso e puxa a franja para frente, deixando os fios caindo na testa.

Se você quiser ser bem ousado, aposte em um degradê nas laterais, ou até mesmo alguns riscos de navalha. Mas se a ousadia (e a coragem) for pouca, deixe as laterais mais altas, assim fica mais discreto.

cortes de cabelo masculino

cortes de cabelo masculino

Cesar Alto

Este é um dos cortes de cabelo masculino de 2018 que continua tendência no próximo ano, mas com um pequeno ajuste. Em vez do topo da cabeça ficar bem baixo, o ideal agora é deixar um pouco de volume na parte de cima.

Esse estilo, na verdade, é uma versão moderninha do tradicional corte militar. O que chama atenção aqui é a franja reta e as laterais mais curtas.

cortes de cabelo masculino

cortes de cabelo masculino

Dreads Curtos

Os cabelos afro naturais tem ganhado cada vez mais espaço. Afinal, bonito mesmo é assumir todas as suas originalidades. Por isso, os dreadlocks ganham sua versão estilizada em 2019.

É fato que o corte ganhou visibilidade quando foi usado pelo ator Michael B. Jordan no filme Pantera Negra. E você ainda pode deixar ele mais descolado combinando um degradê nas laterais com riscas de navalha.

cortes de cabelo masculino

cortes de cabelo masculino

Scumbag Boogie

Um verdadeiro clássico dos tipos de cortes de cabelo masculino numa pegada bem norte americana. Esse estilo, na verdade, é uma mistura do topetão a la Elvis com o cabelo dividido para o lado.

Essa risca de divisão, na verdade, é feita com navalha, de forma que ela seja sempre precisa e não se perca. Mas esse corte exige um pouco de atenção na finalização se você quiser manter aquele ar dos anos 1950.

cortes de cabelo masculino

cortes de cabelo masculino

Slicked Back (lambido para trás)

Não se deixe enganar pela tradução feia do nome, esse é um dos tipos de cortes de cabelo masculino favorito de famosos como Jared Leto e Brad Pitt.

Esse corte fica bom para homens que têm o cabelo um pouco mais comprido, mais ou menos na altura do pescoço. Daí, taca-lhe gel com efeito molhado e puxa ele completamente para trás bem estilo “vaca lambeu”.

cortes de cabelo masculino

cortes de cabelo masculino

Flat Top

Outro dos cortes de cabelo masculino que se mantém em alta no próximo ano. Porém, ao invés de bem alto, o corte surge com um volume menor e um comprimento discreto dos fios.

cortes de cabelo masculino

cortes de cabelo masculino

Franja Caída Lateral

A franja longa e caída para o lao também está entre os cortes de cabelo masculino que farão sucesso. Inclusive, muitos caras já estão usando esse estilo, e além da franja comprida, eles também fazem um leve degradê apenas em um dos lados da cabeça. Tipo um sidecut, que fez sucesso entre homens e mulheres há um tempo atrás.

cortes de cabelo masculino

cortes de cabelo masculino

Tranças Nagô

Mais um estilo inspirado na cultura afro, são aquelas tranças que ficam bem rente ao couro cabeludo.

Mas, muito mais do que um simples estilo, as tranças Nagô tem diversos significados na cultura africana. Elas podem representar estado civil, classe social, família ou até mesmo algum problema pessoal. Existem até penteados específicos para cerimônias de casamento, por exemplo.

No Brasil e em outros países da América Latina, as tranças Nagô foram usadas como forma de comunicação entre os escravos. As mulheres negras trançavam na cabeça umas das outras os mapas das rotas de fuga para os quilombos. Além disso, as tranças Nagô representam a luta e a resistência do povo africano.

Sobre a forma de trançar, ela pode ser com o próprio cabelo ou com cabelo sintético. Com o cabelo natural a durabilidade é menor. Porém, se você decidir colocar os fios sintéticos, é importante que seu cabelo esteja bem cuidado e forte para não ceder com o peso do aplique.

É possível criar uma infinidade de desenhos e existem salões especializados nesse estilo. Então, vale pesquisar.

cortes de cabelo masculino cortes de cabelo masculino

Riscos de navalha

Este não é necessariamente um corte, mas sim um estilo de finalização que pode ser combinada com todos os cortes de cabelo masculino dessa lista. Os riscos de navalha são uma ótima ideia se você não quiser mudar seu corte, mas ainda assim ter personalidade e estilo.

Elas podem ser feitas na lateral, na nuca, segundo um padrão, ou como você quiser.

cortes de cabelo masculino

cortes de cabelo masculino

 

 

DICAS: como cuidar do seu cabelo

De nada vai adiantar você querer fazer um corte de cabelo legal se seu cabelo não estiver bem cuidado.  E nem é nada muito complicado. Apenas pequenos hábitos do dia-a-dia fazem uma grande diferença na saúde do seu couro cabeludo e dos fios.

#1. Moderação no gel

O gel ajuda a modelar os fios e fazer penteados diversos. Mas o uso contante pode ressecar o cabelo, deixando ele quebradiço e afetando seu crescimento.

A culpa disso, na verdade, está em um componente presente na maioria dos géis de cabelo: o álcool. Por isso, prefira pomadas, ceras ou pastas modeladoras. Você encontra uma infinidade desses produtos no mercado, para todo tipo de cabelo, e com todo efeito de acabamento.

#2. Evite bonés e chapéus

Bonés e chapéus são ótimos acessórios para compor um visual. Entretanto, existem caras que insistem em usá-los constantemente.

Primeiro, existem regras de etiqueta quanto ao uso desses acessórios. Por exemplo, não se costuma usar chapéu em lugares fechados. Isso porque eles foram criados, há milhões de anos atrás, com o único objetivo de proteger a cabeça do sol.

Depois porque, principalmente em dias quentes, eles abafam o couro cabeludo, o que acentua o suor, facilita o surgimento da caspa e enfraquece os fios.

#3. Use shampoo especial

A caspa é um mal que atinge grande parte do público masculino. Ela é causada por diversos fatores como má higiene, excesso de oleosidade, banhos muito quentes ou alergias. Por isso, é recomendado que você use um shampoo especial anticaspa.

#4. Atenção à frequência de lavagem

Lavar os cabelos ajuda a controlar a oleosidade e a limpar os fios. Entretanto, é importante se atentar a frequência de lavagem levando em consideração alguns pontos:

Cabelos oleosos – o ideal é lavar todos os dias com shampoo específico.

Cabelos secos – procure lavar um dia sim, um dia não. Lavar todos os dias pode ressecar os fios e deixá-los quebradiços.

#5. Saiba usar condicionador

A função do condicionador é nutrir os fios e fechar as cutículas capilares, deixando o cabelo mais macio. Para quem tem cabelos compridos, não é recomendado abrir mão do condicionador. Neste caso, você deve aplicá-lo somente no comprimento e nas pontas, evitando a raiz.

Agora, se você tem o cabelo curto, porém oleoso, é bom evitar o uso.

#6. Mantenha o cabelo e a barba aparados

Barba, cabelo e bigode, tudo isso anda junto. Então não adianta cuidar dos cabelos e deixar a barba de lado. Tudo deve estar harmonizado, caso contrário, você vai parecer um desleixado.

Cuidar do cabelo (e da barba) é um hábito diário. Por isso, tenha sempre essa preocupação.

E não só com o cabelo e com a barba, mas com todo o eu visual. Você é o seu cartão de visita, e se você não tiver uma boa aparência, dificilmente a gata vai te dar chance para uma conversa.

Gostou das dicas? Então não deixe de compartilhar com os amigos. Um abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *