Saiba por que você deve começar a fazer levantamento terra agora mesmo!

Se você é novato de academia ou já treina há algum tempo mas não tem tanta familiaridade com o assunto ainda, precisa saber que existem exercícios que são fundamentais para quem quer ganhar massa. Esse é o caso do levantamento terra! Já ouviu falar sobre ele? O levantamento terra é um tipo de atividade complexa e é considerado o “rei dos exercícios”, pois trabalha com vários músculos. Quer conhecer um pouco mais dessa atividade e os benefícios que ela traz? Confira:

Como é o levantamento terra?

O levantamento terra é um tipo de exercício extremamente funcional, pois é a reprodução de um movimento comum do dia a dia. Sabe quando você se abaixa para pegar algum objeto de peso do chão (um pneu, um botijão de gás, um vaso de planta etc.) para transportá-lo para outro lugar? O movimento que é feito nessa situação é o mesmo utilizado para a execução do movimento terra.

Assim, para a realização desse exercício, é necessário o uso da barra com uma quantidade de pesos que achar suficiente — lembrando que a ideia aqui é pegar pesado. Com a barra no chão, você flexionará os joelhos (como se fosse sentar em uma cadeira), pegar a barra e levantar, cuidadosamente, protegendo a lombar de qualquer movimento brusco que possa prejudicá-la. Para ter certeza de que fará o exercício corretamente, peça a ajuda de um instrutor.

Quais músculos são exercitados no levantamento terra?

Esse tipo de levantamento trabalha com a maioria dos grandes grupos musculares muito utilizados em diferentes atividades cotidianas. Ele força, principalmente, os músculos da região da cintura, dos joelhos, da coxa e o grupo inferior das costas. Dessa forma, glúteos, posteriores da perna, adutores e eretores da espinha são os principais músculos exercitados.

Quais são as vantagens do levantamento terra?

Além dos benefícios já mencionados — como o fato de melhorar a performance no dia a dia, pois os músculos trabalhados são utilizados em grande parte dos movimentos comuns de rotina —, o levantamento terra é ótimo para quem deseja ganhar massa muscular.

Ganho de massa muscular

Por exigir muito dos grandes grupos musculares, esse exercício promove a liberação de testosterona e de hormônio do crescimento, substâncias muito importantes para o desenvolvimento muscular.

Melhora do sistema cardiorrespiratório

Além disso, o levantamento terra consome muita energia e oxigênio, o que melhora, também, a condição cardiorrespiratória.

Simplicidade da execução

Outro fator importante desse exercício é que ele não depende de muita aparelhagem para ser realizado, bastando uma barra e algumas anilhas de peso. Sendo assim, dificilmente você terá que revezar a sessão com alguém. Ele também é considerado um exercício seguro, pois, caso ocorra algum problema, basta soltar a barra e tudo estará sob controle.

Em geral, o levantamento terra é um tipo de exercício que promove o ganho de massa muscular e o melhoramento do condicionamento físico. Por esse motivo, ele é indicado tanto para iniciantes quanto para atletas. Além disso, é possível fazer algumas variações no exercício padrão, que permitem dar ênfase a uma musculatura específica.

E aí, o que você achou do levantamento terra? Vai incluí-lo na sua rotina de exercícios?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *