Novembro Azul

Eu sei cara, este não é um assunto dos mais agradáveis, mas ele é fundamental. O outubro rosa passou e, assim como aconteceu para as mulheres, deixando seu recado no combate e prevenção ao câncer de mama, e agora o mês de novembro é dedicado a uma nova missão: o combate e a prevenção desta vez ao câncer de próstata, doença que afeta exclusivamente homens.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata todos os anos no Brasil, sendo o mais comum dos tipos de câncer a afetar os homens.

Nascimento da campanha

O lançamento da campanha no Brasil foi feito no dia primeiro de novembro deste ano durante o 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro, mas no mundo inteiro o evento surgiu na Austrália no ano de 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que ocorre no dia 17 de novembro.

Grupos de risco

O grupo principal é o dos homens que já ultrapassaram os 50 anos de idade, porém, ao contrário do muitos pensam, não são apenas eles que devem se preocupar com a doença, não.

Homens nascidos em famílias com histórico de câncer de próstata precisam consultar um médico regularmente. Se tiver um caso em sua família, após atingir a idade adulta, consulte seu urologista.

Outro grupo de risco são dos homens afrodescendentes. Todas essas informações são dadas e comprovadas pela Comissão de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia, SBU, que diz sempre lamenta sobre casos de câncer de próstata que não são detectados no estágio inicial da doença, o que complica muito as chances de cura.

Para que fique claro a importância do exame e o diagnóstico prematuro: o câncer de próstata NÃO apresenta sintomas no estágio inicial. Zero! Nada! Nothing! Não há caroço, como acontece com o câncer de mama, não há mancha, dores de nenhum tipo e nem incômodo na hora de urinar. Fato este que torna a ida ao urologista periodicamente essencial, pois somente o exame de próstata é capaz de detectar o surgimento da doença.

Mas espera ai! Se não há sintomas, por que se preocupar?

No estágio inicial não existe sintomas, porém, no estágio avançado os sintomas surgem e ai meu amigo, a parte triste, se você sentir os sintomas de câncer de próstata, significa que a doença já está bem avançada. Não inicial e nem em fase intermediária, sintoma de câncer de próstata só aparece quando o tratamento não é mais garantia de cura. Enquanto que na fase inicial, câncer de próstata possui um tratamento quase 100% eficaz.

As mulheres contribuem na prevenção

Um artigo do Macho em Série sem falarmos das nossas gloriosas mulheres, não é um artigo de verdade do Macho em Série, não é mesmo?

Mas não se preocupe, porque até em um artigo sobre câncer de próstata elas aparecem.

Segundo pesquisas do SBU, elas são as principais agentes da saúde para os homens. Homens 100% solteiros e longe da presença feminina no seu cotidiano, costumam ir menos ao médico. Enquanto que homens comprometidos consultam o médico com frequência graças aos cuidados das mulheres.

Ou seja, mais um motivo para ter uma gata cuidando da sua saúde.

Durante o Novembro Azul, especialistas da SBU farão palestras em todo o país para informar e orientar a população masculina a respeito da próstata e também as mulheres.

Por isso não vacile e consulte seu médico regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *