Entenda os efeitos do estresse sobre os seus ganhos na academia

​Você anda estressado? Cansado da faculdade, trabalho e outras atividades? Que o estresse não faz bem não é novidade pra ninguém, mas você sabia que os seus efeitos podem atrapalhar até seu desempenho na academia? Confira neste artigo quais são os efeitos de uma rotina estressante e veja como se livrar disso!

O estresse sabota os ganhos na academia

O estresse afeta todas as partes do corpo, incluindo o sistema nervoso e seus órgãos. Os profissionais de educação física afirmam que o estresse impede progressos no aumento da força e desenvolvimento de músculos — mesmo que você malhe pesado, os resultados não serão nada bons. Além disso, o estresse também dificulta a perda de gordura. Isso tudo ocorre por causa do aumento descontrolado do cortisol.

Cortisol: o que é e como afeta o treino

Se você está exposto ao estresse psicológico pode ter uma alta do cortisol, o chamado “hormônio do estresse”. É esse hormônio que aciona mecanismos de defesa do corpo, parando a síntese proteica e transformando aminoácidos em energia pronta para ser utilizada. E a função do cortisol é nos proteger em situações de risco.

Assim como a testosterona ajuda no crescimento muscular, o cortisol atrapalha. Como seu corpo estará sempre com o mecanismo de defesa “ligado”, os exercícios físicos não serão aproveitados em sua totalidade.

Em casos onde o treino é muito longo também ocorre um aumento de cortisol no corpo, por isso não é recomendável que se fique mais do que uma hora por dia na academia.

Como reduzir o estresse

Além do aumento do cortisol, o estresse também colabora para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares, fadiga crônica, ataques de ansiedade, mudanças de humor, angústia, depressão, distúrbios alimentares, entre outros quadros que podem afetar seu desempenho tanto na academia quanto no trabalho, nas saídas com os amigos, etc.

Veja 3 dicas básicas para diminuir o estresse e se ver livre desses males:

Descubra a fonte de seu estresse

Antes de qualquer coisa você deve descobrir o que está causando o estresse, mas isso pode não ser tão fácil como parece em um primeiro momento. O estresse pode ser consequência do excesso de trabalho, de brigas com a namorada, problemas familiares ou até mesmo a junção de tudo isso.

Tente elaborar uma lista de situações que lhe causam estresse e procure evitá-las.

Faça apenas o necessário

Elimine tarefas extras que lhe causam mais tensão do que prazer. De nada adianta você se dedicar a algo que beneficia apenas os outros! Pode até parecer egoísta, mas para manter o bem-estar da sua mente em algumas situações, você deve pensar primeiro em si mesmo.

Relaxe

Tente não se preocupar tanto com os problemas do dia a dia e reserve um tempo só para você. Uma meia hora diária na sua agenda para fazer algo de que você goste e te distraia, como sair para caminhar no parque ou até mesmo assistir a um episódio da sua série favorita, já pode fazer toda a diferença na sua qualidade de vida.

Os efeitos do estresse podem prejudicar seus ganhos na academia e também na saúde de um modo geral. Siga as nossas dicas e procure ter uma vida longe desse mal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *