Descubra quantas vezes treinar cada grupo muscular durante a semana!

Nem todos os marombeiros sabem, mas o momento mais importante para o crescimento muscular é o intervalo entre os treinos. De uma maneira geral, para um músculo crescer é preciso um estímulo, que é conseguido por meio da atividade física. Esse estímulo gera microlesões no músculo, que será restaurado por nosso metabolismo, e a restauração do músculo, ou seja, o momento em que de fato ocorre o crescimento muscular, vai depender do intervalo de descanso entre um treino e outro.

Mas aí fica a dúvida: quantas vezes treinar cada grupo muscular durante a semana? Isso vai depender muito do tipo de treino que você faz e da sua condição física. Mas fique tranquilo que a gente te mostra quais são os tipos de treino e qual o tempo de recuperação em cada um deles. Confira!

Treino ABCDE

Nesse tipo de treino, cada grupo muscular será trabalhado apenas 1 vez por semana. Esse é o modelo de treino adotado pela maioria dos fisiculturistas e é indicado para quem já está treinando a algum tempo e tem um certo desenvolvimento muscular.

A ideia é que, ao focar em um único grupo muscular por dia, o treino seja pesado, com intensidades elevadas e muitos exercícios na série. Isso causará microlesões mais intensas que, consequentemente, exigirão um maior tempo de recuperação muscular e um maior ganho, também.

Esse tipo de treino não é indicado para iniciantes ou intermediários pelo fato de que, se não for aplicada uma carga realmente intensa, o descanso de 7 dias será maior do que o necessário para a recuperação muscular e os resultados não serão tão bons.

Treino ABC2x ou Upper/Lower

Nesse tipo de treino, você faz 2 dias de descanso entre as séries de cada grupo muscular, ou seja, vai malhar cada grupo 2 vezes na semana.

Pelo fato desse exercício ser feito em uma intensidade moderada e ter um intervalo de descanso suficiente para o reparo muscular, é o tipo de treino mais comumente utilizado nas academias e oferece ótimos resultados aos iniciantes e aos “marombas” intermediários. É considerado por muitos como o treino mais apropriado para quem quer ganhar massa muscular.

Treino Fullbody

O treino Fullbody é aquele em que se faz todos os grupamentos musculares em um único dia, tanto superiores como inferiores — por isso o nome fullbody (em português = corpo inteiro).

Esse treino deve ser feito com baixa intensidade para que seja possível fazer um intervalo de 1 dia entre um treino e outro. Isso significa que cada grupo muscular será feito 3 vezes na semana. Esse é um treino indicado, principalmente, para iniciantes e seu objetivo é trabalhar com exercícios multiarticulares, envolvendo mais de um grupo por exercício, resultando em um melhor condicionamento físico.

Portanto, a frequência com que cada treino é repetido na semana, deve estar de acordo com o seu tempo de academia e, consequentemente, com o tipo de treino que você está fazendo. É importante lembrar que o tipo de treino que você faz é essencial para otimizar os seus ganhos, sendo assim, se estiver a muito tempo fazendo a mesma coisa, consulte seu personal trainer para ver se não é hora de mudar.

Gostou do nosso artigo? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outras dicas bacanas aqui no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *