Falta energia para encarar o dia? Saiba como ter mais disposição

Acordar cedo nem sempre é fácil, e conforme a semana vai se arrastando, vai ficando pior. Tudo bem que a sexta-feira costuma dar uma alegria extra, mas como ter mais disposição para chegar até ela?

Cada dia que passa estamos mais sobrecarregados com estudo, trabalho, tarefas cotidianas do dia-a-dia, família, amigos… são tantas as coisas que nos exigem atenção que às vezes simplesmente não damos conta.

A nossa bateria vai acabando e o pouco tempo que temos para recarregar não é suficiente. Pra piorar, parece que ela vai ficando viciada, porque começa a ficar praticamente impossível fazer os 100% durarem um dia inteiro.

Pode parecer uma comparação meio bizarra, mas é a realidade. Estamos cada dia mais esgotados e essa falta de energia acaba afetando tudo a nossa volta. Em consequência, não conseguimos estudar direito, a produtividade no trabalho cai, dispensamos o futebol com os amigos e não conseguimos satisfazer nossas parceiras na cama.

A ideia de dormir e ainda acordar cansado parece absurda, mas é o que acontece com 10 em cada 100 pessoas. E de acordo com o Dr. Cryro Masci, autor do livro “Biostress – Novos Caminhos para o Equilíbrio e a Saúde”, essa síndrome chama-se “síndrome do cansaço prolongado”.

Mas calma, como diria minha avó, para tudo nessa vida tem um jeito, menos para a morte.

Se você quer saber como ter mais disposição para o dia-a-dia, saiba que pequenas mudanças no seu estilo de vida podem te dar um gás extra. Pequenos hábitos simples podem desencadear uma variedade de reações no nosso organismo que nos deixam cheios de energia e prontos para lutar uma guerra.

Então prepare-se para o manual definitivo que vai te ajudar em como ter mais disposição e energia para enfrentar as batalhas da vida.

Como ter mais disposição: o guia definitivo

Fadiga e cansaço excessivo, mesmo depois de dormir horas, é comum em aproximadamente 10% da população. Segundo o especialista Dr. Cryro Masci, “uma simples anemia, por exemplo, problemas na tireoide, diabetes e algumas doenças do coração podem produzir tais reações orgânicas. É preciso ter certeza de que não há uma doença quietinha lá dentro roubando sua energia”.

Outro fator que pode desencadear essas reações é a chamada “fome oculta”, que nada mais é do que uma desnutrição celular. Isso ocorre quando faltam vitaminas, nutrientes, minerais e ácidos graxos nas células.

como ter mais disposição

Portanto, ao começar a notar o problema, não é uma má ideia procurar um médico para descartar tais possibilidades. Feito isso, existem formas de como ter mais disposição apenas mudando alguns pequenos hábitos.

Cuide da sua alimentação

O que ingerimos serve de combustível para que nosso corpo execute suas funções biológicas básicas. Portanto, não é exagero quando falamos que você é o que você come.

Veja algumas dicas de alimentação que são extremamente valiosas para quem quer saber como ter mais disposição.

Café da manhã

Ao contrário do que muitos pensam, o café da manhã é a refeição principal do dia. É no café da manhã que você deve ingerir todo o combustível que vai sustentar o seu dia, portanto, pode comer sem culpa.

Se você está preocupado com peso, não pule o café da manhã. Dê preferencia para consumir as calorias necessárias durante o dia, que você tem tempo para “queimar”, do que a noite.

Evite jejum prolongado

Fazer poucas refeições com intervalos grandes entre cada uma, pode causar picos de glicose no sangue quando o ideal é mantê-la estável durante o dia todo. Portanto, faça intervalos entre três e quatro horas a cada refeição.

Dê preferência também para alimentos que sustentem você, e evite alimentos industrializados. Procure fazer lanches saudáveis entre as refeições principais. Algumas opções são: nozes, castanhas, iogurtes e frutas frescas.

Diminua o café

Por mais que o café seja estimulante, procure evitar eu consumo após o meio dia. Isso porque a cafeína quando consumida após esse horário, demora para sair do seu organismo e pode atrapalhar significativamente suas noites de sono.

Beba mais água

Apesar das várias divergências médicas a respeito de quanta água devemos beber, é unanime que essa é uma das formas de como ter mais disposição.

Algumas vertentes médicas dizem que você deve beber água somente quando sente sede. Outra vertente da medicina diz que a média ideal é de 2,2 litros de água para mulheres e 3 litros para homens.

como ter mais disposição

Uma forma eficaz de medir se você está consumindo água o suficiente é fiar de olhos na sua urina. Se ela estiver muito amarela ou alaranjada, aumente a ingestão de água.

Coma mais fibras

As fibras presentes nos alimentos liberam energia de forma constante enquanto estão sendo digeridas pelo nosso organismo. Portanto, consumir mais fibras é outra forma de como ter mais disposição.

Veja alguns alimentos que você deve incluir na sua dieta:

  • Cereais;
  • Feijão;
  • Maçã;
  • Pêra;
  • Pipoca;
  • Pão, macarrão ou arroz (todos integrais).

Não se esqueça das gorduras

Existem gorduras que são saudáveis e necessárias no organismo, principalmente para quem quer saber como ter mais disposição. Gorduras monoinsaturadas e ácidos graxos são encontrados em peixes, nozes e no óleo de canola.

Além de deixar sua dieta mais saudável, elas também vão ajuda-lo a se sentir mais alerta.

Escolha suplementos alimentares naturais

Outra opção para quem quer saber como ter mais disposição é incluir no seu dia-a-dia suplementos naturais. Alguns suplementos como o BullCaps, têm em sua composição ervas como ginseng, guaraná e açaí, todas substâncias estimulantes que ajudam o corpo a ter mais energia.

como ter mais disposição

Além disso, o BullCaps especificamente, oferece outros benefícios à saúde como o equilíbrio hormonal, auxilia no combate a disfunções sexuais e promove a longevidade. E por ser um suplemento 100% natural, não tem contraindicação e nem efeitos colaterais negativos.

O BullCaps também ajuda a aumentar a libido e o desejo sexual. Com ele você não só tem mais disposição para o dia-a-dia, mas também para o sexo. Para conhecer todos os benefícios BullCaps, clique aqui e acesse o dite oficial do produto.

Cuide do seu sono

Uma boa noite de sono é essencial para o corpo repor as energias e reparar suas funções cognitivas. Estudos apontam que a falta de sono atrapalha no humor, na produtividade e deixa o corpo mais vulnerável à doenças.

Portanto, uma das formas de como ter mais disposição é cuidar para que o seu sono seja de qualidade. Veja o que você pode fazer:

Desligue as luzes e a TV

O excesso e luminosidade atrapalha a liberação de melatonina, hormônio que avisa quando é hora de ir para a cama. Portanto, diminuir a iluminação poucas horas antes de dormir pode ajuda-lo a adormecer mais facilmente e a ter uma boa noite de descanso.

Não fique olhando o relógio

Ficar ansioso esperando a hora de dormir pode atrapalhar seu sono. Não adianta, quanto mais você tentar pegar no sono, mais difícil será.

A solução é colocar o despertador onde você não consiga vê-lo. Se houver a possibilidade de coloca-lo do outro lado do quarto, onde você precise levantar para desliga-lo, melhor.

Durma sozinho

Por mais que seja muito bom dormir de conchinha, essa não é uma prática aconselhável. Pesquisadores descobriram que quem dorme abraçado com o parceiro acorda mais vezes a noite, o que atrapalha a qualidade do sono.

Outra dica para quem quer saber como ter mais disposição: nada de pets dormindo com você. 53% dos donos de animais que dormem com seus bichanos sofrem com grandes perturbações do sono durante a noite.

Evite bebidas alcoólicas antes de dormir

Outra forma de dormir bem e de como ter mais disposição é evitar consumir álcool durante a noite. Isso porque quando seu corpo está processando o álcool, o sistema nervoso parassimpático diminui a atividade, fazendo com que você pareça mais casado do que se tivesse dormido naturalmente.

como ter mais disposição

Diminua a temperatura

O corpo adormece melhor com temperaturas mais baixas. É por isso que no verão dormir torna-se uma tarefa quase que impossível.

Os cientistas dizem que a temperatura ideal para pegar no sono é entre 15°C e 20°C.

Aprenda a se revigorar

Até agora vimos como pequenos hábitos podem ajudar em como ter mais disposição. Mas é importante ressaltar que uma coisa leva a outra. Por exemplo, uma alimentação mais saudável também ajuda a regular o sono.

Existem também algumas coisas que você pode fazer ao acordar e que ajudam a revigorar o corpo depois e uma boa noite de sono e ativá-lo corretamente para aguentar o dia.

Água fria

Um pouco de água fria no rosto pela manhã ajuda a despertar, além de fazer bem para a pele. Tomar banho também. Procure colocar a água a mais fria que você aguentar, mesmo no inverno.

Vista-se para o sucesso

Acordar e ficar de pijama só nos dá mais disposição para voltar para a cama e dormir. Mesmo que você não vá sair para trabalhar ou para qualquer outro lugar na hora que você acorda, troque de roupa.

Dessa forma, você estará dizendo ao seu cérebro que há coisas a serem feitas e que ele precisa acordar.

Expresse seus sentimentos

O estresse consome muito da nossa energia, portanto, se você quer saber como ter mais disposição, comece a expressar seus sentimentos.

Converse com a sua parceira ou com um amigo próximo e tente se livrar das preocupações. As pessoas que se importam com você podem ajudar a solucionar os problemas que você vem quebrando a cabeça para resolver.

como ter mais disposição

Caso você não se sinta a vontade em conversas com alguém, escreva seus sentimentos em um caderno. Acredite, coloca-los no papel pode ser transformador.

Coloque mais ritmo no seu dia

Ouvir música é uma ótima forma de terapia e de como ter mais disposição. Um estudo feito recentemente mostrou que quem ouvia música enquanto corria fez isso mais rápido do que quem não ouvia nada.

Faça exercícios físicos

Praticar exercício físico tem inúmeras vantagens para a saúde. Além de ajudar como ter mais disposição, também melhora o humor e regula o sono. E todo exercício conta, seja um alongamento em uma pausa no trabalho ou dar uma volta no quarteirão no seu horário de almoço.

Procure um espacinho para atividade física na sua rotina. Apenas 30 minutos por dia já fazem uma enorme diferença.

Seja mais caridoso

Sim, fazer caridade melhora o humor e dá mais disposição. Ajudar pessoas menos favorecidas também fará com que você se sinta bem com você mesmo, melhorando a sua autoestima e, consequentemente, te dando mais energia.

Além disso, caridade faz de você um ser humano melhor.

Levar uma vida saudável é o segredo de como ter mais disposição. Pequenos hábitos como os que falei aqui são simples de serem colocados em prática.

E você, o que você faz para ter mais energia e disposição no dia-a-dia? Conta para a gente aqui nos comentários.

Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *