Como lidar com uma mulher ciumenta e ter um relacionamento saudável

Namorar uma mulher ciumenta pode ser bom. Saber que sua parceira é protetora e faria de tudo para não te perder pode ser reconfortante. Mas essa é, de fato uma questão muito complicada. Porque lidar com uma mulher ciumenta geralmente não é uma tarefa fácil. Quando o ciúmes ultrapassa o limite, ele pode afundar um relacionamento.

Mas, se apesar deste detalhe a sua namorada for especial e a sua intenção é preservar o relacionamento, algumas ações devem ser tomadas e outras questões compreendidas.

Uma delas é ter a ciência de que quase todos os relacionamentos possuem alguma ponta de ciúme. É natural e faz parte. A outra é identificar quando o ciúme é verdadeiramente excessivo. Isso é fundamental, pois encarar uma situação natural de namoro com ciúme indevido já é implicância!

Portanto, se você acha que está com uma mulher ciumenta, veja como você pode lidar com a situação para que o ciúme não seja um fim trágico para o seu relacionamento.

Como reconhecer uma mulher ciumenta

Antes de explicar como você deve lidar com a situação, primeiro é necessário ter certeza de que sua parceira é verdadeiramente uma mulher ciumenta. Como falamos, é normal ter um certo grau de ciúmes. Mas o que não pode é passar do limite.

Então, vamos a uma breve definição de ciúme de acordo com o dicionário:

Ciúme: 1. estado emocional complexo que envolve um sentimento penoso provocado em relação a uma pessoa de que se pretende o amor exclusivo; receio de que o ente amado dedique seu afeto a outrem; zelo. 2. medo de perder alguma coisa.

Estendendo um pouco mais essa definição, podemos dizer que o ciúme é também o medo de ser traído pelo parceiro ou de perde-lo. Logo, uma mulher ciumenta é aquela que tem um receio excessivo de que seu amado a troque por outra.

É por isso que uma das principais características de uma mulher ciumenta é querer controlar e saber a todo momento onde o parceiro está.

mulher ciumenta

Geralmente, as principais causas do ciúmes são a ansiedade, a baixa auto-estima, a insegurança, a falta de confiança e uma personalidade controladora ou possessiva.

Porém, sabemos que ciúmes em excesso não é saudável, nem para a pessoa ciumenta e, principalmente, para o relacionamento. Segundo a psicóloga Kátia Beal, isso pode até ser considerado uma doença.

Veja alguns sinais de que sua parceira é uma mulher ciumenta:

  • Ela fica brava ou na defensiva quando você fala com outras mulheres;
  • Ela faz perguntas desconfiadas sobre tudo;
  • Ela faz perguntas inapropriadas sobre outras mulheres;
  • Ela constantemente que olhar seu telefone, seu computador ou suas redes sociais;
  • Ela parece sempre preocupada e ansiosa, principalmente quando vocês não estão juntos;
  • Ela etá sempre tentando te controlar e querendo saber onde você está.

Como lidar com uma mulher ciumenta

Se você identificou um ou mais comportamentos da lista acima, então tenho uma notícia: você está se relacionando com uma mulher ciumenta.

Mas calma, isso não é motivo para desesperar ou querer terminar tudo. Apesar delas se descontrolarem de vez em quando, as ciumentas são ótimas companhias e excelentes parceiras, basta você saber lidar.

E não é difícil, na verdade. Uma mulher é muito ciumenta quando é insegura, quando já foi enganada em relacionamentos passados e tem dificuldade de confiar em um novo parceiro. Ou pode ser parte da personalidade dela mesmo.

Portanto, tudo o que você tem que fazer é mostrar a ela que você é um homem de verdade, um Homem Alfa, que não vai iludi-la e nem brincar com seus sentimentos. Você precisa provar à ela que pode confiar em você.

E a melhor forma de fazer isso é através das suas atitudes. Sinceridade, honestidade, confiança, gentileza e respeito são caraterísticas de um verdadeiro Macho Alfa e que são extremamente admirada pelas mulheres. É possível você domar uma mulher ciumenta e deixar ela louca por você apenas sabendo como tratá-la.

mulher ciumenta

Então se você quer ser um homem mais confiante e fazer mais sucesso com as mulheres, recomendo que você clique aqui e descubra como se tornar um Homem Alfa.

Além dessas dicas, temos algumas outras que vão te ajudar a lidar com uma mulher ciumenta em qualquer fase do seu relacionamento:

Evite situações óbvias de ciúme

Todas as suas ex-namoradas estão no seu Facebook com o intuito de manter contato como “amigos”? Esqueça! Ex-namorada desperta ciúme em qualquer mulher e essa atitude moderna não ajuda em nada. Corte contato – não há necessidade na maioria das vezes.

O mesmo vale para aquela amiga ou prima que dão em cima e despertam a fúria dela: evite-as, seja por telefone, whatsapp ou redes sociais.

Mantenha seus amigos por perto

Afastar seus amigos porque ela não quer mais ninguém perto de você não vai ajudar em nada. Pelo contrário, só vai piorar as coisas. Acredite: quando você decidir extravasar numa situação dessas, será da pior maneira e em cima dela. Com as amizades e a família por perto, tudo será mais fácil!

Tente também incluí-la no seu círculo de amigos. Deixe que ela os conheça e mostre que você não é uma pessoa diferente ao lado deles do que quando está com ela. Muitas vezes as mulheres acreditam que os amigos é que incentivam o mau comportamento do parceiro. Deixe ela ver que esse não é o caso.

Converse com ela

Tomar algumas atitudes e ações para lidar com o ciúme dela sem avisar antes pode só piorar as coisas. Ela, como toda mulher, tem instinto sobre mudanças de comportamento e irá perceber.

Neste caso, converse antes e explique o modo como vai mudar sua forma de agir. Coloque também um pouco da responsabilidade nos ombros dela! Diga que ela é uma mulher ciumenta, que isso o sufoca e que o relacionamento está em jogo se continuar desse jeito.

No entanto, deixe claro na conversa o seu sentimento por ela. Explique que, se ela sente o mesmo, fará um sacrifício com a intenção de mudar. Ciúmes não são e nunca foram prova de amor.

Incentive-a a fazer coisas sem você

Uma mulher ciumenta ao extremo costumam ter uma vida social fraca. Pouco conversa ou sai com outras pessoas. Por essa razão, incentive-a a sair mais com as colegas de trabalho, família e amigas. Aproveite para fazer a mesma coisa e veja se esse período longe a distraiu o suficiente, sem ter que ficar te ligando incessantemente pedindo um relatório.

mulher ciumenta

Peça a ela também que converse sobre os problemas de seu relacionamento. Diga que ela precisa mudar esse ciúme exagerado e que é interessante se aconselhar com pessoas de sua confiança. Isso fará um grande bem aos dois.

Mostre a ela as situações que você sofre

Atenção: essa é uma arma para ser usada em última instância, quando nada mais dá certo! Se ela não mudar com palavras e ações, que seja pelo exemplo do que ela lhe faz sofrer com seu ciúme.

Se ela implica por você olhar para o lado, por exemplo, implique com ela também. Se você não pode conversar com nenhuma mulher, ela também não poderá conversar com nenhum homem. Demonstre o quanto é insuportável um relacionamento nessas condições, e ela perceberá que vem pegando pesado contigo.

Dois pontos precisam de cuidado ao seguir este curso: nunca deixá-la perceber sua artimanha e não passar dos limites com o jogo de cena, sobre o risco de virar uma competição a respeito de quem tem mais ciúme um do outro. Essa não é a ideia!

E aí, o que achou das dicas? Já teve sucesso com alguma outra estratégia para contornar o ciúme da sua namorada? Deixe seu comentário!

Este post foi inicialmente publicado em 22 de novembro de 2016. Foi atualizado e reeditado em 17 de julho de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *