Como Curar a Ressaca: o Guia Definitivo!

Se isto fosse uma ficção, série passando no Netflix, como How I Met Your Mother, bastaria recorrer ao excelente “elixir ressaca fixador de Stinson” para acabar com os problemas de uma noite agitada de bebedeira. Mas, como a mistura com bacon, gordura, tantrum (energético), cebolitos, bananas e gengibre não existe, vamos te passar o guia definitivo de como curar a ressaca.

Vai ser exatamente como na série descrita acima, você bebe e se sente melhor assim que a bebida invade seu organismo, melhorando tudo no caminho para seguir em frente, rumo a um dia de trabalho ou para a próxima balada.

Leia também: Beber muita água por dia vai te ajudar a emagrecer?

Como curar a ressaca: o Guia Definitivo

Como sabemos, a ressaca é um grave incômodo que nos faz prometer nunca mais tomar um porre na vida, até que a ressaca vai embora e voltamos a fazer tudo de novo.

como curar a ressaca

O problema é o “meio” desse processo.

Como curar a ressaca é algo que já existe e nós vamos mostrar, mas primeiro, o que é a ressaca?

Afinal, o que é ressaca?

A ressaca é um mal-estar causado pelo consumo em excesso de álcool. Geralmente, surge no dia seguinte à bebedeira, mas, em alguns casos, pode acontecer entre 4 e 6 horas depois do consumo excessivo de bebida alcoólica.

Os principais sintomas da ressaca são:

  • Dor de cabeça forte;
  • Sensibilidade ao som e à luz;
  • Enjoo e vômito;
  • Mal-estar geral e dores de corpo;
  • Dor de estômago;
  • Boca seca e muita sede;
  • Falta de apetite.

Leia também: Aprenda Utilizar o Whatsapp para Atrair Mulheres

Como curar a ressaca mais rápido?

Vamos começar com o mais básico, informando os métodos mais utilizados para a cura da ressaca, aliás, é por meio deles que a maioria das receitas surge.

Água

H2O, mais conhecido como água, é uma obrigação e a melhor dica de como curar a ressaca

Você já percebeu que, durante a bebedeira, as idas ao banheiro aumentam consideravelmente. Isso acontece pelo fato do álcool ser um diurético e causar desidratação.

Portanto, por mais bêbado que você esteja, uma grande contribuição contra os efeitos da ressaca no dia seguinte é, antes de cair na cama, mande goela abaixo uns quatro a seis copos de água.

como curar a ressaca

E na próxima vez que você sair, recomendamos pedir um copo de água para cada cerveja ingerida, assim como alternar entre os dois para substituir líquidos perdidos.

Em alguns casos, somente a reposição de água na medida certa ao que foi perdido com o álcool já resolve muita coisa.

Leia também: Como identificar quando a gata não quer papo com você?

Comida adequada

O que você come depois de beber não importa – é o que você come antes de todos aqueles copos de cerveja, vodka, cachaça e o que mais tiver mandado para dentro – que podem ajudar a diminuir a ressaca no dia seguinte. 

Alimentos ajudam a retardar a absorção de álcool, e quanto mais tempo leva o álcool para atingir seu fluxo sanguíneo, mais tempo até você ficar intoxicado com o álcool.

Não há nenhuma evidência científica de que um montante de bacon e ovos e outros alimentos gordurosos aliviarão a angústia da ressaca, conforme algumas pessoas juram que faz. O fato é que comida gordurosa só vai lhe dar azia. O recomendável é se alimentar com comidas fáceis de digerir, como torradas ou cereais.

como curar a ressaca

Claro, se você não tiver antes e nem depois alimentos saudáveis e fáceis de digerir à disposição facilmente, coma um sanduíche. Na verdade, coma algo, mesmo que gorduroso, pois o estômago vazio só piore a situação.

Doces também são recomendados, mas não em excesso e muito menos açúcar puro, como alguns malucos fazem quando estão desesperados.

Um pé de moleque, balas, barras de chocolate e outros são os mais indicados.

Café

Como muitos de nós, comecei a beber cerveja muito antes de começar a beber café.

E por isso digo com absoluta certeza, a primeira vez que estava de ressaca e apelei para uma xícara de café forte, foi uma revelação. A ressaca acabou de forma quase instantânea.

Verdade que era uma ressaca mais leve comparadas com outros porres, mas foi sensacional.

O café tem efeito revigorante. Muita gente, em busca de como curar a ressaca ou não, usa uma xícara de café para acordar e se sentir alerta no trabalho. 

Mas uma ida ao Starbucks não lhe dará benefícios duradouros. Não existe milagre. Além disso, a cafeína pode tanto tratar e causar dores de cabeça e enxaquecas, então essa é uma preferência pessoal. 

Se você tomar uma xícara de café para curar uma ressaca, não se esqueça de beber água, também, uma vez que estudos sugerem que cafeína causa desidratação.

Mais álcool pra dentro?

Essa é má ideia, mas é utilizada por muitos. Como curar a ressaca? Continuar bebendo no dia seguinte.

Isso não resolve nada, só gerar um efeito anestesiante. Tudo que você estará fazendo é prolongando o inevitável, e provavelmente vai fazer a sua dor de cabeça ser muito pior.

E os especialistas concordam que se você usar essa “cura”, o risco de abuso aumenta, podendo levar à dependência de álcool.

Leia também: Beber muita água por dia vai te ajudar a emagrecer?

Medicação para a dor

Sim, é recomendável tomar um comprimido (ou dois, dependendo da dosagem recomendada) depois, mas faça isso aderindo a drogas anti-inflamatórias, como aspirina, ibuprofeno e naproxeno). 

Então, você está liberado para tomar analgésicos para curar a dor de cabeça insuportável.

Uma dica importante! Alguns já sabem, mas outros não:  a aspirina pode ser tomada antes de dormir. Depois de encher a cara e ter total ciência de que acordará com a cabeça explodindo, tome um Dorflex, Doril, aspirina ou outro analgésico exatamente antes de ir dormir.

Isso não ajudará com os outros sintomas da ressaca (sede, azia, falta de vontade e outros), mas resolverá o que mais incomoda, a dor de cabeça.

Mas é importante salientar, não tome o analgésico enquanto estiver bebendo e, sim, só depois que tiver encerrado a bebedeira.

Se tomar antes, além de poder fazer mal ao seu bem-estar, o álcool no organismo pode neutralizar o efeito do analgésico. Você vai tomar um comprimido e acordar com a cabeça explodindo do mesmo jeito.

Leia também: Aprenda como ter a suplementação alimentar como sua aliada

Dormir

Essa é de lei, não é mesmo? E provavelmente a dica mais importante de como curar a ressaca. As pessoas dormem mal depois de uma noite de bebedeira, mesmo que acredite ter apagado, você não dorme tão bem.

Ronca, a boca seca, o estômago incomoda e, basta que o organismo melhore o suficiente, para te acordar e avisar: “Ei, quero água! Quero comida! Quero ir ao banheiro vomitar!”.  

Funciona assim: o álcool vai colocá-lo para dormir rápida e pesadamente. Mas, quando ele começa a se desgastar várias horas depois, a retirada é percebida pelo seu corpo e pode interromper o sono. Assim, ele descarrega uma série de sintomas da ressaca todos de uma vez. 

Embora privação de sono por si só não cause uma ressaca, definitivamente pode fazer os sintomas ficarem piores.

Mas se você tem o luxo de dormir bastante no dia seguinte, faça-o. Tente relaxar o máximo possível. Seu cérebro nebuloso e o corpo desgastado agradecerão. 

E o melhor de tudo, nosso corpo funciona sozinho, como você já deve saber. Ele tem uma incrível capacidade de nos curar por conta própria, basta que dê as condições para ele o fazer, como dormir bastante e dar o descanso que ele merece.

Você tem outras dicas de como curar a ressaca? Compartilha com a gente nos comentários! Vamos fazer desse post o Guia Definitivo de Como Curar a Ressaca para salvar os machos beberrões! 😉

Comentários

  1. Matilde Freitas Responder

    Excelente informações … estarei mais atenta ao habitos … estas dicas são preciosas para nós que sofremos com a azia e queimação. Obrigado por compartilhar!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.