3 Truques para ser uma Pessoa mais Organizada

ser organizadoImagem: Thomas R.

Boatos por aí, dizem que as mulheres são mais organizadas do que nós homens, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Ser uma pessoa mais organizada será sempre uma vantagem. Algumas pessoas podem pensar que passar algum tempo planejando certos projetos e ações é pura perca de tempo, mas a verdade é que a organização pode ser um fator definitivo para uma vida mais bem sucedida e com mais harmonia.

​Pensando nisso, decidimos dividir alguns truques para que você possa acabar com toda e qualquer bagunça, e ser uma pessoa cada vez mais organizada. São eles:

1. CRIE ROTINAS

Rotinas irão ajudar você a perder menos tempo com distrações, pois, após algum tempo, fará as coisas automaticamente. Crie listas, checklists, diários, semanais e mensais. Desta forma, você poderá planejar cada evento e tarefa com bastante antecedência, deixando o menor espaço possível para a intervenção de possíveis imprevistos.

Tendo todas as suas atividades devidamente anotadas e planejadas, sendo consistente, você poderá evitar bastante estresse.

Um grande obstáculo para o estabelecimento de rotinas é a procrastinação. Eduque-se a não adiar o que não pode ser adiado.

2. CUIDE DAS SUAS COISAS

Pode parecer bobagem, mas manter suas coisas limpas e organizadas pode ter um grande peso no seu humor e motivação. Ter o guarda-roupas arrumado naquele dia que você precisa sair às pressas trará a você uma grande economia de tempo, por exemplo. Organizar a sua mesa de trabalho antes de ir para casa pode fazer uma grande diferença no seu humor, no dia seguinte.

Procure manter os seus espaços funcionais e visualmente limpos, pois o ambiente em que você vive é geralmente um espelho do seu estado de espírito, ou um fator determinante do mesmo.

Caso você não tenha ideia do que fazer em relação à organização de determinados ambientes ou objetos, uma ótima dica é procurar sempre por inspiração. Seja perguntando a um amigo como ele fez para arrumar os DVDs naquela prateleira, ou até mesmo procurando por inspiração na internet, o que vale mesmo é que você com certeza vai encontrar algo que te trará a inspiração necessária para manter seus cômodos e objetos bem organizados.

Crie também o hábito de fazer as coisas imediatamente. Quando sujar algo, é melhor limpar logo. Quando tirar algo de algum lugar, ponha de volta no mesmo lugar, assim que não estiver mais usando. Deixar para fazer estas coisas depois poderá fazer com que você comece novamente o seu ciclo de desorganização.

3. ORGANIZE O SEU ORÇAMENTO

Tão importante quanto organizar e planejar tarefas, é a organização dos seus gastos. Saber manter uma visa financeira estável é essencial!

Falamos antes que todas as suas atividades devem ser devidamente registradas, mas sabemos que não são literalmente todas, claro. Porém, quando o assunto é o seu dinheiro, literalmente todas as atividades devem ser registradas. Sim, inclusive aquele doce que você gosta de comer depois do almoço, lembra? Pois é.

Toda e qualquer saída e entrada de dinheiro precisam ser programadas. Existem por aí ótimos aplicativos para smartphone e tablets que podem auxiliar você nessa tarefa, alguns deles são o Finanças, Finance Mobile e o InvestCalc, que, por exemplo, permite até que você calcule investimentos e financiamentos.

Definir o destino do seu dinheiro pode garantir não apenas que você não crie dívidas desnecessárias, como também pode garantir que sobre o dinheiro para você comprar aquela coisa que tanto desejou, por meses. Ou até, em um plano a longo prazo, quem sabe você não consegue juntar o dinheiro que precisa para fazer aquela viagem com a qual tanto sonhou?

Com a disciplina necessária, com certeza estas dicas poderão ajudar você a manter a sua vida mais organizada e o seu dia-a-dia com mais harmonia!